Página inicial > Notícias > Iniciam as atividades do I Fórum sobre Educação Profissional e Tecnológica na Região Litoral Norte Capixaba

Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2010, 09h14 | Última atualização em Segunda, 31 de Maio de 2010, 08h30

O evento pretende identificar os principais desafios e perspectivas para a região e construir um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento regional.

Teve início na manhã de ontem, no auditório do Ceunes da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, em São Mateus, o I Fórum sobre Educação Profissional e Tecnológica na Região Litoral Norte Capixaba. O objetivo do encontro, organizado pelo campus São Mateus do Ifes, é identificar os principais desafios e perspectivas para a região e construir um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento regional.

Estiveram presentes à solenidade o diretor-geral do campus São Mateus, Rubens Marques; o representante do reitor do Ifes, Jadir José Pela; a coordenadora de políticas da educação profissional e tecnológica do MEC, Caetana Juracy Rezende Silva; a representante do governo do estado, Maria Aidê; o vice-diretor do Ceunes, Manoel Carlos da Silva; o prefeito de Jaguaré, Luis Cláudio de Freitas; e o comandante de São Mateus, Coronel Marcos Batista.

Com o auditório lotado de estudantes do Ifes e de escolas municipais, o evento começou com a apresentação do vídeo institucional do Fórum Regional. Em seguida, o diretor-geral Rubens Marques oficializou a abertura dos trabalhos: “A realização do Fórum propõe um espaço de articulação entre as pessoas para um protocolo de definições coletivas. É uma semente que está sendo plantada para gerar os gigantes que aqui moram. Com certeza, será um Fórum muito proveitoso”, concluiu.

Na sequência, uma apresentação cultural das meninas do Coral da Associação Nova Esperança embalou a programação. O repertório do grupo, com cerca de 20 meninas, tem na música popular brasileira o seu ponto forte. E foi ao som da MPB que elas se apresentaram, cantando músicas de Roberto e Erasmo Carlos, Tom Jobim e Luiz Gonzaga. Ao final da apresentação, com o pedido de bis pelo público, o Coral encerrou com a canção “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso.

A professora Luciane Serrate Pacheco Bacheti, do campus São Mateus, continuou a programação com a leitura do Documento-Base e a aprovação do Regimento do Fórum.

Às 10h30min, teve início a mesa-redonda “Educação, Trabalho e Desenvolvimento da Região Litoral Norte Capixaba” com a presença dos palestrantes Jadir José Pela, do Ifes; Ana Paula Vitali Janes Vescovi, diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves; Maria Aidê, representante da secretaria de educação; Sônia Coelho, representante da secretaria de estado de desenvolvimento; e Eneias Zanelato, da Federação Única dos Petroleiros – FUP.

Em sua fala, o professor Jadir José Pela fez menção aos 100 anos do Instituto, frisando a responsabilidade social e o desenvolvimento educacional. “Nossa Instituição sempre pensou na formação do cidadão. Não adianta pensar no hoje, sem pensar no amanhã. Essa é a forma de pensar na formação profissional. Nós começamos a investigar o estado, para ver quais regiões teriam potencialidade. Nós achamos isso, aqui.”, ressaltou.

As atividades do Fórum continuam hoje, dia 28, com mesa-redonda e apresentação das propostas construídas nos Grupos de Trabalho em plenária e consolidação do Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento da Região Litoral Norte Capixaba.