Página inicial > Notícias > Seminário discute questões relacionadas às licenciaturas

Seminário discute questões relacionadas às licenciaturas

Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2010, 13h10 | Última atualização em Segunda, 31 de Maio de 2010, 08h28

O encontro se revela como uma grande contribuição para o desenvolvimento da educação básica no país.

Um seminário realizado pelos institutos federais discute em Ouro Preto (MG), até a próxima quinta-feira, 27, questões relacionadas à formação docente em instituições de ensino tecnológico, com o objetivo de adequação às diretrizes dos institutos. O Seminário Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais (Senalif), que teve início nesta segunda-feira, 24, acontece no campus do Instituto Federal de Minas Gerais naquela cidade.

De acordo com o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o encontro se revela como uma grande contribuição para o desenvolvimento da educação básica no país. “O seminário marca o início de uma caminhada para a construção de uma proposta de licenciatura enraizada na prática docente, na relação com a sociedade, no experimento e na realidade”, enfatizou, na abertura do evento.

O reitor do instituto, Caio Bueno Silva, observou que “desde que o país existe, sempre houve exclusão”. Para ele, é o reflexo de um modelo pedagógico equivocado, “que culminou em uma nação de analfabetos”. O resgate e a inclusão devem se dar pela educação, defendeu. “A grande revolução que temos que colocar em prática é formar jovens e, para isso, é preciso formar os professores por meio de uma licenciatura diferente da aplicada nos dias de hoje”, afirmou.

Dentre os temas que serão discutidos durante a semana no seminário estão os desafios da formação docente na contemporaneidade, os institutos federais e a missão de torná-los centros de excelência em licenciatura, o perfil das licenciaturas nos institutos e o relato de experiências por Dante Moura (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Venilson Fonseca (Instituto Federal de Minas Gerais) e Marcelo Bonetti (Instituto Federal de São Paulo).

Assessoria de Imprensa do Instituto Federal de Minas Gerais.

A programação completa pode ser obtida na página oficial do evento.