Página inicial > Notícias > Abertura dos Jogos marca o início de semana de competições

Abertura dos Jogos marca o início de semana de competições

Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2010, 09h47 | Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2010, 15h53

Fim da espera para cerca de dois mil estudantes de todo o Brasil. Depois de meses de treinamento, eles finalmente assistiram ao início dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010). No ginásio do Cruzeiro, em Brasília, palco da festa, o final deste domingo (23) marcou o início de uma semana que promete ser cheia de emoções.

Para a maioria dos estudantes os jogos representam a primeira oportunidade de participar de uma competição esportiva de grandes proporções. Aluna do Instituto Federal de Rondônia, Shirley Espinola, 15, enfrentou uma viagem de aproximadamente um dia e meio para disputar uma medalha no judô, modalidade em que treina há três anos. Em sua bagagem, muitos sonhos e expectativas. “Treinei muito para chegar a um evento deste tipo, do qual nunca participei. Quero vencer e também conhecer gente de todo o Brasil”, diz.

O cansaço, depois de longas viagens, não foi suficiente para vencer o entusiasmo de toda a arquibancada do ginásio. As delegações torciam com músicas, danças, olas e gritos de guerra. A cerimônia contou ainda com o juramento dos atletas e um vídeo que mostrou a tocha olímpica circulando por diferentes pontos turísticos do País. O estudante do Instituto Federal de Brasília, Guilherme Machado Pontes, 18, foi o encarregado de acender a pira. Para fechar o evento, um espetáculo artístico de alunos da rede reuniu na quadra os principais ritmos da cultura brasileira.

Informalidade
As autoridades presentes na abertura abandonaram as vestimentas formais e entraram no clima do evento trajando roupas esportivas. Na ocasião, o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, disse que os jogos são motivo de orgulho, vitória e confraternização. “Espero que a rede federal saia daqui mais fortalecida, não só pela alegria que as delegações estão demonstrando, mas também pelo intercâmbio entre as culturas, e, acima de tudo, pelo o que o esporte é capaz de fazer no desenvolvimento do cidadão”, afirmou.

Os resultados e as tabelas das competições podem ser acessados no http://jif2010.mec.gov.br/

Os JIF 2010 são uma realização do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Governo do Distrito Federal (GDF).-

Texto recebido da Assessoria de Comunicação Social da Setec/MEC.