Página inicial > Notícias > Artigo sobre inclusão social será apresentado por professor da Serra

Artigo sobre inclusão social será apresentado por professor da Serra

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2010, 16h08 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2010, 22h50

O artigo do professor Wagner Kirmse será apresentado no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe).

O professor Wagner Kirmse Caldas, do campus Serra, terá um artigo apresentado no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), um evento científico que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas a temática da formação docente.

O artigo aprovado (para visualizá-lo, clique aqui) intitula-se "As práticas pedagógicas adaptadas para o aluno surdo na disciplina Lógica de Programação do curso Técnico em Informática do Ifes - Serra/ES". Ele será apresentado no painel " Formação inicial, continuada e autoformação de professores: pensando possibilidades à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais", no qual também apresentam artigos os professores Sonia Lopes Victor e Marileide Gonçalves.

O trabalho é um recorte da dissertação de mestrado do professor. Segundo ele, a iniciativa da pesquisa partiu da necessidade, quando se viu como professor de um aluno surdo: "enquanto coordenador e professor do curso, eu não tinha nenhuma ideia de como proceder para o sucesso da inclusão desse aluno. Assim, resolvi me aprofundar nos estudos culturais e nos estudos surdos, bem como narrar essa caminhada e as experiências vividas nesse processo", afirma o professor.

Kirmse acredita que o Congresso tende a trazer novos olhares à área de inclusão e que a troca de informações proporcionada será importante no avanço da política inclusiva do Ifes.