Página inicial > Notícias > Aluna do Ifes discursa para Lula em inauguração de campi

Aluna do Ifes discursa para Lula em inauguração de campi

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2010, 16h30 | Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2010, 11h44

O campus Cariacica do Ifes foi uma das 78 escolas federais inauguradas oficialmente pelo presidente Lula, em Brasília.

“Entrar em um Instituto Federal não é somente ter uma pespectiva de um futuro melhor, é questão de auto-estima. Só quem faz parte desta escola, que veste o seu uniforme e que canta o seu hino, pode descrever o sentimento que se traz no peito”, disse a aluna do campus Cariacica do Ifes, Bianca Silva Santana, em cerimônia realizada ontem, em Brasília, onde 78 escolas federais foram inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O campus Cariacica foi uma das escolas inauguradas e a aluna Bianca, que está no 5º periodo do curso Técnico Integrado em Transporte Ferroviário, representou todos os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em seu discurso (clique aqui para conferi-lo na íntegra), narrou a trajetória da educação profissional comparando-a a um trem em percurso e as escolas e alunos aos vagões e passageiros. Destacou também a importância da expansão dos cursos profissionalizantes para os jovens, que são cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho.

A cerimônia, realizada no Brasília Alvorada Hotel (DF), teve início às 17 horas e foi transmitida simultaneamente para todo o país, pela TV MEC e TV NBR. O evento contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, do diretor-geral do campus Cariacia, Lodovico Ortlieb Faria, e do prefeito do município, Helder Salomão, entre outras autoridades.

Placa de inauguração
Uma placa de inauguração do campus foi recebida pelo Ifes, e, na ocasião, Denio entregou ao presidente, em mãos, a bolsa e o livro do centenário da Instituição: “A trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”, de autoria dos professores José Cândido Rifan Sueth, José Carlos de Mello, Mariluza Sartori Deorce e Reginaldo Flexa Nunes.

Expansão
As escolas inauguradas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005. Atualmente, o Instituto Federal do Espírito Santo possui 12 campi em funcionamento – resultado da união de todas as unidades de ensino que formavam o Cefetes (Vitória, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Linhares e Nova Venécia) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa – e seis em implantação, nos municípios de Vila Velha, Ibatiba, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Centro-Serrano e Piúma.

O campus Cariacica foi criado em 2006, funcionando em área cedida pela prefeitura, no bairro São Francisco. Sua oferta de vagas atende à demanda por formação de profissionais nas áreas de portos, transporte ferroviário, logística e engenharia de produção. Em 2009, o curso de engenharia de produção, a pós-graduação e a área administrativa do campus passaram para a nova sede, em Itacibá – que estará em funcionamento integral a partir do segundo semestre de 2011.