Página inicial > Notícias > Encontro literário marca encerramento do projeto “Os seus, os meus e os nossos"

Encontro literário marca encerramento do projeto “Os seus, os meus e os nossos"

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2009, 18h56 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2009, 19h20

O Projeto de Leitura “Os seus, os meus e os nossos" realizou um encontro literário no campus Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira, recebendo doações de livros usados.

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, o Projeto de Leitura “Os seus, os meus e os nossos", do campus Cachoeiro de Itapemirim, finalizou as tarefas do ano com um encontro literário aberto a toda a comunidade, no auditório do campus. Para enriquecer o momento e possibilitar a troca de experiências, um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cachoeira Alta”, zona rural do município de Muqui, foi convidado a participar.

A escola “Cachoeira Alta” é frequentada por filhos de lavradores e de trabalhadores rurais da região e não possui biblioteca. Mesmo assim, a professora do ensino fundamental, Ellen Berçaco, promove, com alguns livros doados e outros emprestados, rodas de leitura e debates sobre textos literários. Ciente da importância da leitura para a formação dos alunos e insatisfeita com a negativa dos órgãos públicos municipais em abraçar essa iniciativa, a professora decidiu pedir, sozinha, livros a amigos e parentes para montar uma pequena biblioteca em sua escola.

Os participantes do encontro puderam colaborar com a doação de livros. Após o encontro, o campus continuará recebendo doações, que deverão ser encaminhadas à biblioteca. Embora a preferência seja por livros de literatura infantil e livros didáticos de primeiro grau, qualquer outra publicação de literatura também será útil, já que a biblioteca será aberta à comunidade.

Estímulo à leitura
O projeto “Os seus, os meus e os nossos” teve início no mês de maio deste ano e foi proposto pela professora Karen Muniz Feriguetti, especialmente para a disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com a parceria da biblioteca do campus Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e o uso da biblioteca entre os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus.