Página inicial > Notícias > 7ª Semana Tecnológica do Campus Serra destaca projetos inclusivos

7ª Semana Tecnológica do Campus Serra destaca projetos inclusivos

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2009, 10h41 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2009, 13h16

O evento se destacou pelos projetos apresentados por alunos das áreas de Automação Industrial e Informática e ações inclusivas desenvolvidas pelo Napnee.

De 19 a 20 de novembro, o campus Serra promoveu a 7ª Semana Tecnológica. O evento se destacou pelos projetos apresentados por alunos das áreas de Automação Industrial e Informática e ações inclusivas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do campus Serra – Napnee.

Estiveram presentes, na abertura oficial, Aureliano Nogueira, Coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; Tadeu Pissinati, Pró-Reitor de Extensão e Produção; Márcia Lamas, Secretária de Educação do Município de Serra; e Carlos José Lacerda, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal.

No primeiro dia do evento, os participantes puderam participar dos minicursos “Roteamento Avançado” e “Programação em Allegro” e das palestras “Supercondutividade” e “Sistema CAD Solid Edge”. O segundo dia contou com a participação do senador Renato Casagrande, que pôde ver de perto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do campus e conhecer as ações desenvolvidas pela equipe do Napnee.

Dentre os projetos inclusivos está o “Sensibilizador Automático para Deficientes Visuais”, desenvolvido por alunos dos Cursos de Automação Industrial. O equipamento (em forma de colete), por meio de um conjunto de sensores, detecta obstáculos em diferentes níveis e posições e aciona sinais vibratórios junto ao corpo do deficiente visual. Além disso, os visitantes tiveram acesso a uma sala onde foi feita uma simulação de um ambiente com vários obstáculos. Com os olhos vendados, os participantes foram levados a ter a mesma sensação e dificuldades que uma pessoa com necessidades especiais enfrenta no dia a dia.

Quem visitou o evento pôde conhecer também a metodologia dos cursos aplicados pelo Centro de Ensino a Distância - Cead e os trabalhos apoiados pela Incubadora de Empresas do Ifes.
A Semana foi finalizada com a entrega de certificados aos participantes dos minicursos e com um show de uma banda formada por alunos do campus Serra.