Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Semana de discussão e interação entre países no Fórum Mundial de Educação
Início do conteúdo da página

Semana de discussão e interação entre países no Fórum Mundial de Educação

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2009, 10h33 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2009, 11h20



De hoje até sexta-feira, 27 de novembro, o Brasil será sede do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A Educação profissional e tecnológica é a pauta de discussão da semana. De hoje até sexta-feira, 27 de novembro, o Brasil será sede do Fórum Mundial de Educação, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro, pela primeira vez sediado no Brasil e dedicado à educação profissional e tecnológica, receberá estudantes e especialistas em educação de países dos cinco continentes, entre eles, Espanha, Itália, França, Uruguai, Argentina, Canadá e Cabo Verde.

A programação será dividida em três eixos temáticos. O primeiro trata de educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo, de educação, culturas e integração e o terceiro, de educação, ética, inclusão e diversidade.

O principal objetivo do encontro é apresentar o trabalho realizado pelas instituições da Rede Federal na tentativa de estabelecer parcerias com outros países, instituições e pesquisadores, além de ser um espaço de troca de ideias entre participantes de todo o mundo.

São duas as possibilidades de interação no Fórum: como expositor na mostra de pôsteres e com atividades autogestionadas, que são palestras, seminários, apresentações culturais e que incluem ainda uma mostra estudantil de inovação tecnológica. Cada instituição pode propor até sete atividades autogestionadas, sendo duas do tipo 1: seminários, mesas de discussão, oficinas, painéis temáticos; quatro atividades do tipo 2: apresentações culturais, rodas de leitura, desfiles de moda; e uma atividade do tipo 3: mostra estudantil de inovação tecnológica.

Instituto Federal do Espírito Santo
O Ifes, com delegação coordenada pela professora Mariluza Sartori Deorce, participa do Fórum Mundial em todos os tipos de atividades autogestionadas. Nas de tipo 1, alunos e servidores dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Santa Teresa e Vitória apresentam trabalhos. Nas de tipo 2, o Instituto leva o swing da Orquestra Pop&Jazz do Ifes, que se apresenta no dia 27, às 9h, na Sala Master, e a história centenária da Escola, com o lançamento do livro: “A trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”, de autoria dos professores José Cândido Rifan Sueth, José Carlos de Mello, Mariluza Sartori Deorce e Reginaldo Flexa Nunes. O lançamento, que contará com a presença da autora Mariluza, será no mesmo dia do concerto, 27, na Biblioteca do FMEPT.

Representando o Ifes na mostra estudantil de inovação tecnológica estará a Equipe Muqueca (Rodrigo Lopes Baioco, Thiago Andrade Mariano, Pedro Pacheco Bachetti, Fernando Souto França e Philipe José Pires Zorzanelli) com seu premiado robô “Cascudo”.

Ajuda voluntária
Para viabilizar a organização do Fórum Mundial e a comunicação entre os participantes, vários professores e funcionários da Rede Federal colaboraram como voluntários de tradução de línguas. Além de matérias para o site, os voluntários traduziram, para inglês, francês e espanhol, documentos como ofícios, cartas para Ministros de outros países, respostas aos e-mails etc.

Em um evento de mobilização mundial, a participação coletiva funciona como uma rede de articulação realizadora. A servidora Maria Paula de Carvalho Delmaestro de Alvarenga Rosa atuou na comissão organizadora e participou das reuniões preparatórias em Brasília, e vários alunos do Ifes integram essa estrutura participativa como voluntários para a equipe de limpeza. Do campus Itapina, são voluntários: Fernando Maximiliano Pereira, Wagner da Costa Guinsberg e Edinunes Aparecido Teixeira. Do campus Vitória: Pedro Pacheco Bacheti (Equipe Muqueca), Fernando Souto França (Equipe Muqueca), Philipe José Pires Zorzanelli (Equipe Muqueca), Nathiely Lívia Silva, Renata de Souza Reis e Ritiele Gonçalves. Do campus Serra: a aluna Tatiana Mônica de Souza Leite.

A programação completa do Fórum Mundial de Educação pode ser conferida em http://sitefmept.mec.gov.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página