Página inicial > Notícias > Bolsas de estudos integrais para estudar no exterior

Bolsas de estudos integrais para estudar no exterior

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2009, 10h38 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h00

A UWC oferece bolsas de estudos no exterior para alunos dos 2 últimos anos do Ensino Médio. As inscrições vão até 18 de dezembro.

Alunos brasileiros do primeiro ano do Ensino Médio, interessados em conviver com estudantes e culturas diferentes, têm até o dia 18 de dezembro para se inscrever no processo de seleção da UWC (United World Colleges, ou Colégios do Mundo Unido), associação sem fins-lucrativos que compreende 13 escolas de Ensino Médio, localizadas em 13 países do mundo (Estados Unidos, Holanda, Itália, Canadá, Índia, Noruega, País de Gales, Venezuela, Suazilândia, Hong Kong, Cingapura, Costa Rica e Bósnia).

Os alunos são selecionados por um comitê nacional para receberem bolsas de estudo integrais para o período de setembro de 2010 a maio de 2012, cobrindo anuidades escolares, livros, alojamento, alimentação, atividades esportivas e artísticas. Despesas pessoais e passagens aéreas deverão correr por conta do próprio candidato. Contudo, comprovada a impossibilidade de arcar com tais despesas, a Associação UWC fará o possível para auxiliar o aluno também com esses recursos.

As inscrições estão abertas a qualquer aluno interessado no programa. Não é necessária uma seleção interna na escola e, para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.br.uwc.org e seguir as instruções on-line. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00, se a inscrição for efetuada até 4 de dezembro, ou R$60,00, se for feita depois do dia 5 de dezembro. Inscrições após a data-limite, 18 de dezembro (data do carimbo postal no envelope que deverá ser enviado à Associação), não serão consideradas.

As Bolsas de Estudo

Nos últimos anos, a UWC tem oferecido uma média de cinco bolsas por ano. Os colégios possibilitam aos alunos (todos bolsistas) trocarem experiências com diferentes culturas. O currículo seguido é o Bacharelado Internacional (IB), reconhecido e prestigiado mundialmente. No Brasil, é equivalente à conclusão do Ensino Médio. As aulas são em inglês, mas não é necessário o conhecimento prévio da língua para se candidatar a uma bolsa.

Todos os colégios combinam um currículo acadêmico de alto nível com um programa de atividades desportivas (ex: vela, montanhismo, mergulho etc), artísticas (exs: coral, fotografia, teatro, tecelagem etc) e de serviços comunitários (exs: visitas a asilos, auxílio no resgate florestal, esportes com deficientes etc) que incentivam o trabalho em equipe, a criatividade e a responsabilidade.

Atualmente, o presidente do Conselho Nacional da UWC é Nelson Mandela. A presidente da UWC é a rainha Noor, da Jordânia. Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética, é o patrono do comitê russo da organização.

Mais informações sobre a UWC e o processo de seleção estão disponíveis no site www.br.uwc.org, incluindo fotos das escolas e um vídeo de apresentação. Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para o seguinte endereço: info@br.uwc.org.