Página inicial > Notícias > Encaqui premia trabalhos de pesquisa

Encaqui premia trabalhos de pesquisa

Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2009, 11h06 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 15h55

O evento foi fruto da parceria entre o Ifes e o Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes.

De 10 a 13 de novembro, o campus Vitória recebeu o II Encontro Capixaba de Química – Encaqui. O evento foi fruto da parceria entre o Ifes e o Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O objetivo do Encontro foi apresentar e difundir temas atuais e novas tendências da área de Química, bem como promover a integração entre profissionais e estudantes. O público-alvo foi formado por estudantes de curso técnico, de graduação e de pós-graduação dos cursos de Química e áreas afins do Estado, professores do Ensino Médio e do Ensino Superior e profissionais de indústrias, órgãos públicos etc.

Durante todo o evento, houve apresentações de trabalhos de pesquisa científica e tecnológica nos formatos oral e painel, além de minicursos e palestras. Segue abaixo a lista das pesquisas premiadas:

Painel:
Ensino de Química – “Algumas interfaces entre a Química e Psicologia: um estado experimental”, de Aldo S. de Oliveira e Cláudia Maria Ribeiro.
Físico-Química – “Avaliação de um coquetel de fotossensibilizadores para uso no tratamento de tumores por meio de terapia fotodinâmica”, de Emanuele Catarina da Silva Oliveira, Araceli Verônica Flores Nardy Ribeiro e Joselito Nardy Ribeiro; e “Avaliação da estabilidade do biodiesel aditivado com extrato lipídico de alecrim (Rosmarinus officinalis L.)”, de Karla Santos Feu, Geovane Lopes de Sena e Denise Rocco de Sena.
Química Analítica – “Fotodegradação de efluente têxtil utilizando-se como catalisador resíduo de mineração”, de Jaqueline Frigerio Donadia e Maria de Fátima Fontes Lelis.
Química Orgânica – “Biodiesel da Munguba (Pachira aquatica Aubl.). Síntese e avaliação da presença de ácidos graxos ciclopropenoídicos”, de Manoela da C. Brum, Luna S. dos Santos, Reginaldo B. dos Santos, Valdemar Lacerda Jr., Sandro J. Greco e Eustáquio V. R. de Castro.
Química do Petróleo – “Determinação direta de Ni e V em petróleo por SS-GF AAS e avaliação de suas correlações com os diferentes campos da Bacia do ES”, de Geisamanda Pedrini Brandão Athayde, Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro, Fernanda Henrique Lyra, Helen Moura Pessoa, Eustáquio V. R. de Castro e Reginaldo Calixto de Campos.

Oral:
Química Orgânica – “Síntese de alquilaminonaftoquinonas derivadas da lausona suportadas em quitosana com potencial atividade antineoplásica”, de Aldo Sena de Oliveira, Sandro José Greco, Valdemar Lacerda Jr., Reginaldo Bezerra dos Santos e Eustáquio V. R. de Castro.
Química do Petróleo – “Implantação do programa de gerenciamento de resíduos químicos (PGRQ) no LabPetro – Ufes”, de Cristina M. S. Sad, Jane Shineider, Roberta Q. Frihani, Maristela Vicente, Édna F. Medeiros, Carlos J. Fraga e Eustáquio V.R. Castro; e “Importância da análise de enxofre para a indústria petrolífera: 3 estudos de caso”, de Verônica Santos de Morais, Paulo Roberto Filgueirass, Eustáquio V. R. de Castro e Milton Koiti Morigaki.