Página inicial > Notícias > Seminário “Africanidades e produção de conhecimento” tem inscrições prorrogadas

Seminário “Africanidades e produção de conhecimento” tem inscrições prorrogadas

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2009, 15h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2009, 10h29

Na data em que é lembrada a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Ifes (Neab-Ifes) realiza seminário estadual.

O Dia Nacional da Consciência Negra será marcado, no Espírito Santo, por discussões sobre as relações étnico-raciais e as heranças africanas na produção de conhecimento. Na data em que é lembrada a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Ifes (Neab-Ifes) realiza o Seminário Estadual de Estudos e Pesquisas Africanos e Afro-brasileiros em Educação, com o tema “Africanidades e produção de conhecimento”.

O evento acontecerá no Teatro do campus Vitória do Instituto. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia do evento, clicando aqui ou diretamente na Diretoria-Geral de cada campus (para público interno) e nas instituições parceiras do evento (para público externo). Os contatos das instituições estão disponíveis no site do evento: http://www.cefetes.br/evn.

De acordo com Kefren Calegari, servidor do Ifes e um dos organizadores do seminário, problematizar a questão afro é uma das demandas no campo educacional do país. A intenção é reunir professores, gestores da educação, pesquisadores e ativistas sociais a fim de refletir a respeito das barreiras que excluem as matrizes africanas e afro-brasileiras da produção de conhecimentos escolares e científicos.

A programação envolve conferências, debates, uma mesa-redonda e apresentações culturais, bem como a exposição de livros e produtos referentes à história e cultura africanas. Veja a programação completa aqui.
Durante o evento, haverá expositores de livros e produtos referentes à temática afro.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
O Neab - Ifes foi implantado este ano, quando o Instituto comemora um século de ensino de qualidade. Inaugura, portanto, um novo marco: o de oferecer educação com compromisso étnico-cultural. Seu propósito é desenvolver, com foco nas temáticas “afrodescendência e relações étnico-raciais”, trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que dialoguem com as diversas instituições e organizações da sociedade civil.

O Neab é composto por professores, alunos e funcionários técnico-administrativos que se reúnem periodicamente no campus Vitória. Os interessados em conhecer a proposta de trabalho ou em participar das reuniões do Núcleo podem entrar em contato com o servidor Gustavo Henrique Araújo Forde, por meio do endereço eletrônico neab@ifes.edu.br.