Página inicial > Notícias > Astronauta e escola de samba na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Astronauta e escola de samba na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2009, 09h28 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2009, 13h32

O público que compareceu ao Ifes nesta quinta-feira conferiu a palestra “Decolando para o sucesso”, apresentada pelo astronauta Marcos Pontes, e o show da Escola de Samba Novo Império, com seu samba-enredo em homenagem ao Centenário do Instituto.

O público que compareceu ao Ifes nesta quinta-feira pôde conferir, além da 4ª Mostra de Ciência e Inovação, do 13ª Salão do Inventor e do IV Seminário dos Técnicos Industriais (IV Setec-ES), a palestra “Decolando para o sucesso”, apresentada pelo astronauta Marcos Pontes, e o show da Escola de Samba Novo Império, com seu samba-enredo em homenagem ao Centenário do Instituto.

A palestra lotou o Teatro do campus – com capacidade para 400 pessoas sentadas – e ainda reuniu várias pessoas do lado de fora, que acompanhavam o evento por meio de um telão. Em 1 hora, o primeiro astronauta brasileiro a levar a bandeira do país ao espaço compartilhou, de forma descontraída, 46 anos de uma história de sucesso marcada pela persistência, trabalho e coragem para conquistar seus sonhos.

Nascido em Bauru, São Paulo, Pontes sonhava desde cedo em ser piloto. Como não tinha dinheiro para fazer o curso de Piloto Civil, prestou vestibular para a Academia da Força Aérea. Foi o início da sua carreira. Ele lembra, contudo, que daí até ser selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para ser o primeiro astronauta do país, precisou percorrer um longo caminho e vencer desafios. “O que vocês vão fazer na vida para conquistar os sonhos que existem dentro de vocês? Não deixe que o ‘você não vai conseguir’ derrube suas expectativas [...] o impossível é apenas uma opinião”, disse ao público, composto principalmente por alunos do Instituto e da Rede Municipal de Ensino.

Para o reitor do Instituto, Denio Rebello Arantes, a palestra demonstrou a importância e o valor que têm os sonhos: “Marcos Pontes foi aluno de curso profissionalizante, batalhou e provou que sonhos podem virar realidade. É uma motivação para que nossos alunos se esforcem e corram atrás dos seus ideais, alcançando seus objetivos”.

Pontes comentou ainda sobre curiosidades do treinamento e do cotidiano na Estação Espacial Internacional, como a alimentação com comida espacial, enlatada ou desidratada, e as formas de higiene (feita com toalhas molhadas). Mostrou também um vídeo com imagens da Missão e da decolagem. Ao final da palestra, o astronauta deixou para os alunos uma mensagem de Gandhi: “qualquer coisa que você fizer será significante, é muito importante que você faça a sua parte”.

"Das mãos que forjaram o passado aos cérebros que pensam o futuro: Ifes - um século de excelência"

Às 20h, foi a vez do samba pedir passagem. A Escola de Samba Novo Império agitou a quadra de esportes do campus Vitória com o samba do Carnaval 2010, composto por Claudinho Vagareza, Thiago Daniel, Dudu Botelho, Silvia Botelho, Douglas Jacaré e Thiago Brito.