Página inicial > Notícias > 6ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

6ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2009, 13h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2009, 13h36

4ª Mostra de Ciência e Inovação, 13° Salão do Inventor Brasileiro e IV Setec-ES serão abertos na próxima quarta (21).

A 4ª Mostra de Ciência e Inovação, o 13° Salão do Inventor Brasileiro e o IV Seminário dos Técnicos Industriais (IV Setec-ES) serão abertos na próxima quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. As atrações fazem parte da programação da 6ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que neste ano abordará o tema “Ciência no Brasil”.

Serão três dias de intensa programação e atividades. Ao todo, haverá 106 estandes e o público terá a oportunidade de visitar e conhecer trabalhos de destaque em ciência, tecnologia e inovação, realizados por diversas instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo. Serão apresentadas atividades variadas que geram benefícios para a qualidade de vida da população capixaba.

Os estandes para visitação ficarão abertos de quarta-feira (21) a sexta-feira (23), das 9 às 21 horas. O Ifes está localizado na Avenida Vitória, 1.729, Jucutuquara, Vitória. A entrada é franca.

Atrações

O astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a viajar para o espaço, também participará das comemorações. Ele fará a palestra “Decolando para o sucesso”, no dia 22, às 14 horas, no auditório principal do Ifes.

Entre as atrações dos estandes está o projeto “Atlântida”, da Arcelor Mittal, que apresentará uma exposição de recifes artificiais marinhos. O objetivo é desenvolver e empregar técnicas ambientalmente sustentáveis, visando à pesca artesanal do ecoturismo e à proteção da biodiversidade marinha.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também participará da Mostra, na qual vai expor resultados de seus estudos e novas tecnologias, como o desenvolvimento de novas variedades de abacaxi resistentes a pragas e doenças e do morango com maior produtividade, dentre outros.

Os estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PBICJr/ES da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) também participarão do evento. Eles farão uma apresentação cultural do projeto “História do projeto Capoeira – Arte da Fonte”.

O Projeto “Escolas da Ciência”, formado pelos projetos Escola da Ciência-Física, Planetário de Vitória, Praça da Ciência e Escola da Ciência Biológica e História, também estará presente na Mostra.

O Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e projetos como “Tijolos ecológicos”, “Biomassa”, “Cadeira motorizada por sensor”, “Trem para transporte de levitação”, “Aeromodelismo”, também poderão ser conferidos pelos visitantes. Outra curiosidade será o “Ecologic Car”, que lava um automóvel com apenas 200ml de água.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, a expectativa é que aproximadamente 20 mil participantes – dentre profissionais da área tecnológica, inventores, produtores, empresários, pesquisadores, cientistas, profissionais liberais, acadêmicos, professores, estudantes, jovens e crianças – estejam envolvidos na Semana, que contará com atividades em todo o Estado

Ainda segundo Foletto, o maior objetivo da Semana é a popularização da ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo. “Para isso, é importante a integração de setor produtivo com as instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas", disse.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect) já contabiliza a inscrição de mais de 200 atividades científicas em todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sect