Página inicial > Notícias > Apresentação de trabalhos acadêmicos e Grupo de Dança da Apae na Semana do Centenário

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2009, 18h54 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2009, 20h31

Esta quinta-feira (24) teve início com a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos no Ifes. Servidores da instituição discursaram sobre pesquisas, artigos e teses desenvolvidos sobre a própria escola e os elementos e cenários que fazem parte do ambiente escolar. O evento faz parte da programação da semana em comemoração aos 100 anos do Ifes.

Para começar, a professora Heloisa Tozzi apresentou uma pesquisa sobre o corpo docente da instituição e as mudanças ao longo da história. Ela ouviu dez professores e ex-professores, que falaram sobre o convívio com os colegas e a relação que eles estabeleciam com a escola e os alunos. Uma das constatações da tese “O percurso da constituição de professores do Cefetes: de oficinas, de ofício, de formação acadêmica”, é que o contexto político, econômico e histórico de cada período foi refletido na atuação dos professores, demais servidores e alunos.

Já a segunda palestra teve como tema “A representação social de qualidade do Ifes através dos tempos: uma análise fotográfica”. No trabalho, a servidora Sirley da Silva apresentou fotografias da instituição e de alunos desde o período de Escola de Artífices até os tempos atuais. O objetivo é comprovar como a escola se transformou ao longo do tempo e se adaptou à nova realidade industrial do país.

Na terceira palestra, a servidora Ester Luiza Barros Mendes falou sobre o tema "A educação profissional no Brasil: uma escola pública de qualidade". Na tese desenvolvida por ela, foi feita uma pesquisa sobre as mudanças ocorridas ao longo desses cem anos e o perfil dos estudantes. Foram ouvidos alunos, que deram depoimentos sobre a visão que têm da instituição. Durante a palestra, foram mostrados vídeos com as falas dos estudantes, que acompanharam atentamente o debate no auditório.

Ifes é homenageado pelo Grupo de Dança da Apae
A Apae de Vitória participou da comemoração do centenário do Ifes com a apresentação do Grupo de Dança. Foram duas sessões, uma pela manhã e outra a tarde, que atraíram alunos e servidores para o Teatro da escola e emocionaram a todos.

Os adolescentes e jovens dançaram ao som da conhecida música “Asa Branca”, de Luís Gonzaga. Vestidos de Lampião e Maria Bonita, eles representaram os famosos cangaceiros nordestinos, que fazem parte da história e da cultura popular do país.