Página inicial > Notícias > Semana do Centenário

Semana do Centenário

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2009, 18h47 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2009, 23h40

As comemorações para o aniversário de 100 anos do Ifes começaram na manhã do dia 21 de setembro.

Até o dia 25, acontecerão atividades em todos os 12 campi do estado. As atividades envolvem toda a comunidade acadêmica, ex-servidores, e a comunidade em geral.

“É uma alegria comemorar 100 anos da Rede Federal de Ensino e ter o Ifes como uma das primeiras instituições a integrar essa Rede, já em 1909. A tradição e a qualidade do ensino oferecido pela escola a todos os alunos é algo que já está nas raízes da cultura capixaba. Porém, nossa instituição não se deixa ultrapassar, atualizando e modernizando os laboratórios e salas de aula e incentivando a complementação profissional dos servidores, por meio de mestrados e doutorados, por exemplo. Isso reflete diretamente na formação do aluno, que sai daqui pronto para o mercado de trabalho e para a vida”, comemora o reitor Denio Rebello Arantes.

Programação do campus Vitória
Quem abre as festividades noturnas hoje é o Coral de Surdos. O grupo é formado por deficientes auditivos que usam as mãos para interpretar as músicas do repertório. Durante a ocasião, será distribuída uma cartilha com dicas de acessibilidade.

O Coral Camerata presenteará a Instituição com uma apresentação juntamente com a Orquestra do Sesi. O concerto acontecerá na celebração religiosa ecumênica, no dia 22 de setembro, às 19h30min, na quadra de esportes do campus Vitória.

No dia 23, também na quadra de esportes do campus Vitória, a Escola de Samba Novo Império apresentará o samba-enredo para o carnaval 2010, que terá como tema os 100 anos do Instituto e a sua história de conquistas e sucesso. No mesmo dia., ganha destaque a Cerimônia de Obliteração do Selo do Centenário em parceria com os Correios. A solenidade vai contar com a presença de autoridades e lideranças políticas. O selo traz a imagem do primeiro prédio da escola, no Parque Moscoso, junto com o logotipo novo do Ifes.

Já nos dias 24 e 25 de setembro, o campus Vitória receberá o 3º Encontro de Corais do Espírito Santo - Encores, a partir das 19h30min, na quadra de esportes. Dentre os corais participantes estão os da Arcelor-Mitall, Petrobras, Hospital Evangélico, Prefeitura de Vitória, Banestes e Cesan.

Ainda no dia 24, a programação de comemorações ao Centenário traz três palestras na área de educação, a serem realizadas no miniauditório 2. A entrada é livre.

Às 8h, a professora Heloísa Tozzi apresenta “O Percurso de Constituição de Professores do Cefetes: de Oficinas, de Ofício, de Formação Acadêmica”.

Já às 14h, a palestra “A Representação Social de Qualidade do Ifes através dos Tempos: uma análise fotográfica" será apresentada pela psicóloga Sirley Trugilho da Silva.

No final da tarde, às 17h, a pedagoga Ester Luiza Barros Mendes discute as mudanças que vêm ocorrendo na educação profissional no Brasil, em especial no Espírito Santo e no Ifes. A tese se intitula “Educação Profissional No Brasil: Uma Escola Pública de Qualidade”.