Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisa e extensão do Ifes são destaques na GranExpoES
Início do conteúdo da página

Pesquisa e extensão do Ifes são destaques na GranExpoES

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2009, 16h40 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2009, 18h28

A GranExpoES 2009, que aconteceu no Parque de Exposições de Carapina, de 18 a 23 de agosto, mostrou o quanto o Ifes se destaca em pesquisas no setor agropecuário e ambiental.

A GranExpoES 2009, que aconteceu no Parque de Exposições de Carapina, de 18 a 23 de agosto, mostrou o quanto o Ifes se destaca em pesquisas no setor agropecuário e ambiental. 

O estande da Instituição, expondo os recursos e serviços desenvolvidos, fez sucesso na mostra – destaque para a Miniestufa, mostrando como é produzido o alface hidropônico, e o aquário de peixes ornamentais do campus Piúma.

Os minicursos instruídos por professores do Ifes foram: Tecnologia de Produção de Pescado Aplicada ao ES - Prof. Cesar Ademar Hermes , diretor de implantação do campus Piúma; Agricultura e meio ambiente: impactos sobre os recursos hídricos - Prof. Marco Aurélio Costa Caiado, campus Vitória; Princípios da Produção Intensiva de Leite - Prof. Ismail Ramalho Haddade, campus Santa Teresa; Práticas Conservacionistas e Amostragem de Solos - Prof. Patrícia Soares Furno Fontes, campus Itapina; Hidroponia: Uma Alternativa para o Pequeno Agricultor - Prof. Nilton Nélio Cometti, campus Itapina; e Nutrição Mineral do Coqueiro Anão - Prof. Leandro Gladson da Pinho, campus Itapina.

 

 

 

O Minicurso ministrado pela professora Patrícia Furno, Práticas Conservacionistas e Amostragem de Solos, reuniu desde engenheiros e agrônomos a produtores rurais. Lá foram discutidos planejamento e práticas para se conservar o solo e a água e como evitar a erosão, além de formas de amostragem de solo para manter e fertilidade. O campus Itapina desenvolve a análise de cultividade do solo por meio do seu Laboratório de Análises Químicas, único do Estado de nível A de excelência na avaliação da Embrapa Solos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página