Página inicial > Notícias > Programa de Miniempresas desperta jovens empreendedores

Programa de Miniempresas desperta jovens empreendedores

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2009, 14h54 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2009, 17h28

As miniempresas do Ifes, Lúmier, Chokifes e Photástico, participaram da XI Feira de Miniempresas, que aconteceu no dia 22 de agosto.

Arthur Prates tem só 16 anos e já é diretor de Finanças; é acionista da “Lúmier S.A./E”, que fabrica luminárias ecologicamente corretas. Cristina Pereira, da mesma idade, é diretora de RH de uma fábrica de bombons, a “Chokifes S.A./E”. Anna Paula Lacorte, também com 16 anos, traz na ponta da língua as características e etapas de produção da sua empresa de móbiles decorativos, a “Photástico S.A./E”. Os três são estudantes do Ensino Médio integrado do Ifes e já deram o primeiro passo rumo ao mundo dos negócios: participam do programa de Miniempresas da Junior Achievement.

O programa proporciona a estudantes do 2ª ano conhecer a prática empreendedora e desenvolver suas habilidades empresariais. No Ifes, foram formados três grupos - dois no campus Vitória e um no campus Colatina. Reunidos desde março, os alunos participaram de jornadas semanais, com duração de três horas e meia.

Antes de praticar, os alunos têm aulas teóricas com consultores voluntários que compartilham suas experiências sobre o funcionamento de uma empresa, como cálculo de custo, preço e pesquisa de mercado. Só depois os miniempresários se organizam, elegendo entre eles mesmos uma diretoria (presidente, diretor de finanças, diretor de Produção, diretor de Marketing e diretor de RH) e pensando em um produto. “Toda a estratégia de produção e venda é traçada por nós. Desenvolver essas várias atividades traz um diferencial competitivo porque nos deixa preparados para lidar com o mercado de trabalho e com o que pode dar errado. Ganhamos experiência”, afirma Arthur.

Experiência que, segundo Anna Paula, também ensina a trabalhar em grupo e a lidar com as pessoas, que atuam juntas para oferecer um único serviço: “Foi uma experiência ótima. Conheci muita gente nova e vi que não é fácil manter uma empresa”. A jovem empreendedora, contudo, não desanima e faz planos para o futuro: “Pretendo montar uma livraria. Ainda é um sonho, mas pode se tornar meta e aí tudo é possível”.

O trabalho dos jovens vem fazendo sucesso. Arthur garante que suas luminárias agradaram aos clientes e que as vendas têm sido muito boas. Cada peça sai a R$ 25,00. Os móbiles da empresa “Photástico” saem a R$5,00. Já os bombons da “Chokifes” custam R$ 2,00 (a trufa grande) e R$ 1,50 (o bombom pequeno).

As três Miniempresas do Ifes participaram, no último sábado, 22 de agosto, da XI Feira de Miniempresas, realizada no Shopping Praia da Costa, das 10 às 22. Lá, puderam vender seus produtos e conhecer o trabalho de mais 23 Miniempresas de todo o Estado.

Mais informações sobre a Feira e o programa, no site da Junior Achievement: www.ajaes.org.br.

Jornada de produção da Lúmier