Página inicial > Notícias > Concurso premiará estudantes com viagens ao exterior

Concurso premiará estudantes com viagens ao exterior

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2009, 11h52 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2009, 11h55

Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para o concurso Caminhos da Liberdade, destinado a alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo do concurso é estimular o resgate da memória histórico-cultural do processo de independência do Brasil. O prêmio será uma viagem de estudos à Espanha e ao Paraguai.

A iniciativa é da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O projeto integra as comemorações do bicentenário de independência dos países ibero-americanos, no período de 2010 a 2022.

Podem participar do concurso alunos de 16 e 17 anos que estejam matriculados em qualquer curso em instituições de ensino da rede. Eles devem apresentar trabalho sobre a influência do contexto político-econômico no momento histórico da independência ou sobre identidades culturais nas raízes dos processos de independência nas Américas hispânica e portuguesa.

Os vencedores, na companhia de estudantes de países ibero-americanos, farão viagens de estudos histórico-culturais a Assunção – percorrerão caminhos trilhados por religiosos franciscanos e jesuítas – e, em seguida, a Madri, Sevilha e Cádiz.

A viagem está prevista para o período de 18 de outubro a 1º de novembro. Além do Brasil, organizam o concurso Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai. As inscrições devem ser feitas no site do concurso: