Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Espírito Santo é a delegação que mais leva ouro até agora
Início do conteúdo da página

Espírito Santo é a delegação que mais leva ouro até agora

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2009, 17h44 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2009, 10h42

10 seleções já subiram ao topo mais alto do pódio e garantiram a tão sonhada medalha de ouro dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIF).

Os capixabas ocuparam o espaço duas vezes, com o vôlei feminino e a equipe masculina de natação. Os demais times vencedores serão revelados nas partidas da tarde do último dia dos Jogos.

Nilópolis e São Paulo são campeões no tênis de mesa
Nilópolis é a delegação campeã no tênis de mesa masculino e São Paulo no feminino. Os atletas das duas comissões foram campeões nas modalidades individual e dupla. No feminino, São Paulo obteve 23 pontos, seguido de Nilópolis com 19 e Ceará com 15. No masculino, Nilópolis foi ao primeiro lugar do pódio com 28 pontos, Espírito Santo ao segundo, com 25, e Petrolina ao terceiro, com 10. Na modalidade dupla masculino, Walace e Vicente, de Nilópolis, garantiram o primeiro lugar no pódio. Entre as meninas, o ouro foi para Beatriz e Rosa. No individual masculino, Walace repetiu a o resultado e foi o grande vencedor e, no feminino, a medalha de ouro foi para Beatriz novamente.

Pernambuco é campeão de vôlei de praia masculino
Os pernambucanos Hugo Felipe e Daniel Fernandes subiram ao lugar mais alto do pódio, nesta sexta- feira (17). Eles venceram a dupla do Amazonas Victor Cesar e Stephan Meireles, no vôlei de praia masculino, por 2 X 1. No 1º set, Pernambuco fechou o placar em 21/11. Já no 2º set, não conseguiram superar os adversários e perderam por 21/12. No tiebreaker eles levaram a melhor e fecharam com placar de 15/11. “O jogo foi complicado, mas tivemos tranquilidade e nos mantivemos concentrados na partida. Estou muito feliz pela vitória”, disse Daniel.

Ceará fica em 3º lugar no vôlei de praia masculino
Na disputa do 3º lugar no vôlei masculino, a briga foi entre as seleções do Ceará e de Campos pelo bronze. A dupla cearense Rafael e Rodolfo venceu por 2 X 0 e não teve dificuldades em eliminar a dupla de Campos, sobretudo no segundo set, em que eles marcaram vários pontos consecutivos. As parciais foram 21/19 e 21/13.

Espírito Santo vence Jataí em jogo apertado
A conquista pelo primeiro lugar no vôlei feminino foi uma das finais mais disputadas na manhã desta sexta-feira (17). A equipe do Espírito Santo conquistou o ouro em partida contra Jataí, em uma final de 3 X1. As capixabas conquistaram os dois primeiros sets com um placar de 25 a 9 e 25 a 16. No terceiro set, Jataí conseguiu um empate no décimo terceiro ponto, fechando por 25 X 21. No quarto e último set, a equipe de Jataí saiu na frente até o vigésimo ponto, momento em que a equipe capixaba vira e conquista o ouro por 25 a 20.

Rio Grande do Norte ganha bronze no vôlei feminino
O Rio Grande do Norte venceu o Paraná no vôlei feminino e levou o bronze no JIF. Os sets ficaram em 25 (RN) X 18 (PR); 25 (RN) X 21 (PR); 25 (PR) X 20 (RN) e 25 (PR) X 22 (RN). No tiebreaker, a equipe potiguar conseguiu se impor por 25 X 22. “Foi uma partida difícil e disputada bola a bola, porém, nos concentramos e vencemos”, disse Mariana Catão, camisa 8 do Rio Grande do Norte.

Basquetebol feminino de Campos é campeão
O time feminino de basquete de Campos venceu por 58 X 49 a equipe capixaba e se tornou campeão nesta modalidade esportiva. Apesar de o Espírito Santo ter começado o jogo pontuando e ter encostado nas adversárias no segundo período, foram as fluminenses que mantiveram uma boa vantagem em cada um dos quatro períodos dos jogos.

Basquete feminino: Cuiabá ganha medalha de bronze
A equipe de basquete feminino de Cuiabá ficou em terceiro lugar ao derrotar o time do Paraná. A partida ficou em 64 X 32. Para a pivô Jéssica Campos, camisa 5, a classificação é importante para jogos futuros, em outras competições.”No ano passado não conseguimos a classificação e a medalha de bronze dá crédito para as competições do ano que vem”, avaliou a atleta.

Pará vence no futebol masculino e ganha o ouro
O futebol masculino do Pará levou a medalha de ouro no JIF. Numa partida muito disputada e com várias bolas aéreas, o time do Pará soube definir o placar nos pênaltis, que fechou em 4 X 3. O meia do Pará, Mário Fernandes, decidiu o jogo com sua cobrança de pênalti. “Sou meio capixaba, pois morei oito anos no Espírito Santo. Nosso time mereceu ganhar”, considerou.

Alagoas comemora terceiro lugar no futebol masculino
Depois do empate em 1 X 1 contra a equipe de Campos (RJ), no futebol masculino, os alagoanos conseguiram a vitória por 5 X 3 nos pênaltis, alcançando a terceira colocação nos jogos. A partida foi de muita pressão, mas as jogadas de Alagoas foram melhores, incluindo as defesas do goleiro Anderson dos Santos, que salvou o time nos pênaltis. Quem definiu o placar foi o atacante Wagner, camisa 7, que marcou o quinto gol.

Paraná leva ouro no handebol masculino
A equipe de handebol masculino do Paraná foi a grande vencedora do JIF. Ao derrotar São Paulo por 3 X 1, nos tiros de 7 metros, os paranaenses foram campões de uma partida na qual a rivalidade foi alta. No tempo normal do jogo, o placar ficou empatado em 31 X 31 e a definição foi tomada nos tiros de 7 metros. “Nosso time treinou e mereceu a vitória”, comemorou o ala camisa 14, Luiz Lamego.

Alagoas vence o Pará e conquista o terceiro lugar no handebol masculino
Por 23 X 14, a equipe de Alagoas venceu os meninos do Pará na partida que definiu o terceiro e quarto colocados nos Jogos. O técnico alagoense, David Henrique, que já foi atleta do Instituto, avaliou como positiva a participação de sua equipe nesta edição dos jogos. “Chegamos às finais de outros campeonatos disputados na região nordeste. Sei que esta é uma equipe renovada, a média de idade de nossos atletas é de 16 a 17 anos, mas gostei do desempenho dos atletas. Na maioria dos jogos fizemos mais de 10 gols por partida, mas ainda temos que melhorar nossas finalizações”, avalia o técnico.

Piauí é bicampeão no futsal feminino
A equipe feminina do Piauí ganhou ouro no futsal, se consagrando bicampeã no brasileiro. As capixabas ficaram em segundo lugar. O jogo foi de muita marcação e teve de ir para a prorrogação, devido ao empate de 2 X 2. O placar final ficou em 4 X 3. “Foi um jogo muito duro, mas confiamos no time, pois temos raça”, disse a goleira Raissa Assunção do Piauí.

Cuiabá é bronze no futsal feminino
A equipe feminina de futsal de Cuiabá conquistou o terceiro lugar nos Jogos. A posição foi disputada contra Campos, por 2 X 1, em uma animada partida, que também contou com a torcida de alunos de outras instituições. A equipe do Piauí, que disputaria a final no jogo seguinte, torceu pelas colegas de Cuiabá. Todas as atletas deram bom exemplo, demonstrando o significado do verdadeiro espírito esportivo e deixando a rivalidade somente dentro das quatro linhas.

Espírito Santo e Rio Grande do Norte são campeões na natação
As delegações do Espírito Santo e Rio Grande do Norte foram as campeãs da edição 2009 do JIF. Com 101 pontos, a delegação capixaba foi a mais bem colocada no masculino. No feminino, Rio Grande do Norte venceu com 98 pontos.

Entre os homens, o segundo lugar foi do Ceará com 67 pontos. Rio de Janeiro ficou em terceiro com 60 pontos. Entre as mulheres, Rio de Janeiro subiu para a segunda posição com 86 pontos. Cuiabá (MT) ficou em terceiro, conquistando 46 pontos.

O técnico da equipe capixaba, Epifânio Davi, informou que o Espírito Santo fez uma boa campanha, apesar de a equipe ter sido composta por atletas novatos. “Começamos a treinar há pouco tempo, em março deste ano. O que nos ajudou a conseguir o resultado, entre as melhores delegações, foi a participação do estudante Arthur Mendes Filho, de 15 anos, atleta profissional, campeão brasileiro e do Campeonato Sul-Americano”, argumentou Davi.

Nos 100 metros costas feminino, quem levou a melhor foi a potiguar Manuella Souza, com o tempo de 1’22”87. Já no masculino, Renan Couto, do Rio de Janeiro, conquistou o ouro com 1’12”25.

Nos 50 metros borboleta feminino, Yanara Nobre, do Rio de Janeiro, foi a campeã com o tempo de 33”65. No masculino, o capixaba Arthur Mendes faturou o ouro com 25”82.

Nos 100 metros livre feminino, o ouro foi para a atleta do Rio de Janeiro, Carolina Grangeira, que teve a marca de 1’13”52. No masculino, o melhor tempo foi de Guilherme Ceaquinto, também do Rio de Janeiro, com 1’00”97.

No revezamento 4x50 metros medley feminino, a equipe do Rio Grande do Norte fez o tempo de 02’35”00 e garantiu o ouro. As atletas são: Manuela Souza, Luana Marques, Marina Silva e Morgana Cavalcante. No masculino, a equipe capixaba composta por Lucas Angeli, Vitor Poltronieri, Arthur Mendes e Jordam Mendes fez tempo de 02’03”99 e garantiram o primeiro lugar no pódio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página