Página inicial > Notícias > Espírito Santo e Amazonas são as delegações campeãs no atletismo

Espírito Santo e Amazonas são as delegações campeãs no atletismo

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2009, 22h20 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2009, 14h44

As delegações de atletismo do Espírito Santo e Amazonas foram as melhores colocadas nesta edição dos Jogos das Instituições Federais de Ensino. Os capixabas garantiram o ouro com a seleção feminina e os amazonenses levaram a melhor com o time masculino. Os professores representantes dos Institutos Federais campeões receberam o troféu durante a cerimônia de premiação dos atletas na manhã desta quarta-feira (15).

O critério utilizado pela comissão organizadora dos Jogos foi o total de medalhas conquistadas nas 26 modalidades esportivas (sendo 13 provas no masculino e no feminino). Nas provas femininas, Espírito Santo obteve 155 pontos. Amazonas conquistou o segundo lugar com 151 pontos e Minas Gerais, 50. Nas provas do masculino, Amazonas ficou em primeiro, com 133 pontos. Espírito Santo foi para a segunda posição com 121 e o Piauí em terceiro, com 85 pontos.

O professor Luis Antônio da Silva, integrante da comissão capixaba, atribuiu o sucesso ao empenho dedicado por cada uma das atletas que formam a delegação. “As meninas treinaram bastante. Contamos também com auxiliares técnicos, como a professora do Ifes, Maura Cândida Bomfim, e os estudantes universitários do curso de Educação Física Wanessa e Juarez”, agradeceu o professor, emocionado com o resultado. Segundo Luís, este é um título inédito. “Essa é a primeira edição do JIF com provas de atletismos”, lembrou.

A estudante amazonense Marilene Benedita Maia, 18 anos, foi uma das atletas que subiu mais vezes ao pódio do atletismo. Ao todo, ela conquistou cinco medalhas. Desde os onze anos de idade a estudante pratica o atletismo.