Página inicial > Notícias > Abertura do JIF 2009 reúne alunos de todo Brasil

Abertura do JIF 2009 reúne alunos de todo Brasil

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2009, 16h35 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2009, 16h28

Atletas, professores e autoridades de todo o país se reuniram para a abertura dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIF), no último domingo (12).

A solenidade deu início à competição que reúne cerca de 1.100 alunos de norte a sul do Brasil, na disputa pelo primeiro lugar em 10 diferentes modalidades de esportes. Entre as presenças, o coordenador-geral de supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Alexandre Vidor, e o senador Renato Casagrande. O evento foi realizado no estádio do campus Vitória .

Após a entrada das 23 delegações participantes dos Jogos, numa volta em torno do gramado, os estudantes e atletas Wagner Cotta e Amábile Carli conduziram o fogo simbólico até a pira, num revezamento. Então, a atleta Sábata Oliveira convidou os alunos a jurarem companheirismo, disciplina e lealdade à Instituição durante os jogos.

No discurso de boas-vindas, o diretor-geral do campus Vitória , Ademar Comassetto, pediu para que os estudantes cuidem do campus como se fosse a sua própria casa e agradeceu aos professores por abdicarem da sua vida pessoal em favor do desenvolvimento do espírito esportivo dos alunos.

Já o coordenador da Rede Federal, Alexandre Vidor, disse que esse é um momento único, pois reúne várias instituições num mesmo evento. Além disso, ele falou sobre os investimentos do Governo Federal em educação. “Hoje, estão sendo investidos 1 bilhão e 100 milhões de reais na construção de novas escolas, que vão formar, mais do que profissionais, cidadãos de bem que vão interferir no rumo social, político, econômico e cultural do país”. Ele ainda diz que, em 2010, no próximo JIF, em Brasília, todos os estados vão participar, com delegações de, no mínimo, 80 atletas, totalizando 2 mil estudantes em competição.

O senador Renato Casagrande parabenizou a equipe do Ifes pela realização dos jogos. “O Ifes já é vitorioso por tudo o que faz pelo estado, afinal, educação é o melhor caminho para criar oportunidades e o esporte proporciona a integração de culturas e costumes diferentes”, diz. Casagrande ainda lembra que, em 2003, o Espírito Santo tinha apenas seis unidades da Rede Federal de Ensino. Até 2010, a previsão é de que o número salte para 17 escolas.

Para finalizar a cerimônia, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, afirmou que é uma honra para o Ifes receber a competição no ano do centenário da Rede Federal de Educação. Ele também lembrou que o momento é ideal para trocar experiências com pessoas de outros estados, costumes diferentes e incentivou que os alunos aproveitem a oportunidade. O reitor encerrou falando sobre o espírito de trabalho em equipe e de competição. “Cada dia é uma história para contar e uma partida para disputar, mas todos representam uma Rede, e devemos ter muito orgulho disso”.