Página inicial > Notícias > Projeto Nêmesis: otimização do sistema de impressões digitais

Projeto Nêmesis: otimização do sistema de impressões digitais

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2009, 18h47 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2009, 18h47

No dia 30 de junho, foi assinado o Termo de Outorga do Projeto Nêmesis.

No dia 30 de junho, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Rocha Miranda e o diretor do campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, professor Ademar Stange (representando a Reitoria do Ifes), assinaram o Termo de Outorga do Projeto Nêmesis.

O Nêmesis é um projeto de desenvolvimento tecnológico que será realizado com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), por meio da Fundação de Apoio à Ciência do Espírito do Espírito Santo (Fapes), e do Ifes, por meio da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica. O projeto será coordenado pelo professor Mateus Conrad Barcellos da Costa e envolve pesquisadores do Ifes e da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, em parceria com os técnicos da Policia Civil.

Um dos objetivos do Nêmesis é permitir o aumento da eficiência dos procedimentos e da investigação da Polícia Técnico-Científica do Espírito Santo, como a modernização e otimização do processo de emissão de carteiras de identidade. Estão previstas ações nas áreas de Tecnologia de Informação (TI) e de Biometria (identificação de pessoas por meio da impressão, assinatura e imagem digitalizadas). O prazo de execução será de dois anos.

Na solenidade também estiveram presentes o diretor-presidente da Fapes, Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari; o chefe da Polícia Civil, Julio Cesar Oliveira Silva; o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Antonio Alberto Ribeiro Fernandes, além de técnicos da Polícia Civil.