Página inicial > Notícias > Abertura das comemorações do Centenário do Ifes

Abertura das comemorações do Centenário do Ifes

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2009, 16h52 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h05

Na última semana, aconteceram as solenidades de lançamento das comemorações do Centenário da Instituição.

Campus Cachoeiro

O evento, no dia 23 de junho, aconteceu em três momentos, para que todos os servidores e alunos pudessem participar.

O professor Edson Maciel Peixoto, gerente de Gestão Educacional, ministrou uma palestra sobre o Centenário. A cerimônia contou ainda com o hasteamento da Bandeira (participação do Tiro de Guerra de Cachoeiro de Itapemirim), com o lançamento do Selo Comemorativo, apresentando a programação do campus em comemoração aos 100 anos da Instituição.

Campus Nova Venécia

O campus Nova Venécia realizou a abertura oficial das comemorações do Centenário no dia 23 de junho. O evento iniciou às 9h, com o hasteamento das bandeiras. Às 17h, a solenidade teve a participação do diretor-geral Jayme Santos e do prefeito de Nova Venécia, Wilson Venturim. O ex-diretor da Escola, Zenaldo Rosa, fez um pronunciamento, seguido do servidor Felipe Lima, que ministrou uma palestra sobre os 100 anos do Ifes.

As comemorações prosseguiram com a apresentação musical do professor Carlos Bona, do campus Vitória, e com a premiação do concurso de logotipo dos cursos de Mineração e Edificações. O encerramento ficou por conta da apresentação do grupo de dança italiana da cidade.

Durante todo o dia, foi realizada uma exposição de fotos antigas de Nova Venécia.

Campus São Mateus

Alunos e servidores participaram, no dia 23 de junho, da abertura oficial das comemorações do Centenário no campus São Mateus. A programação teve início às 7h, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo, de São Mateus e do Ifes, além da execução dos hinos Nacional e do Ifes, com a presença do deputado estadual Paulo Roberto Ferreira, servidores e alunos. O diretor adjunto Darlinz Alves Filho, mestre de cerimônia da abertura, destacou, em seu discurso, os 100 anos de atuação da Instituição nas áreas de formação, pesquisa e extensão na educação tecnológica.

Às 16h30, a programação prosseguiu com o arriamento das bandeiras. Às 17h, o diretor adjunto Darlinz Alves Filho realizou uma palestra sobre o Centenário da Instituição, que teve a presença do diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Renato Pirola, de servidores e alunos.

Campus Vitória

As comemorações do Centenário no campus Vitória começaram na última sexta-feira, 26 de junho.  O evento de abertura aconteceu às 9h, no Teatro da Escola, e teve a presença de alunos e servidores do campus. O diretor Ricardo Paiva conduziu a cerimônia, que iniciou com a execução dos hinos da Instituição e do Brasil. Na sequência, o diretor geral do campus, Ademar Comasseto, se pronunciou sobre a abertura das comemorações e sobre o centenário: “Nós temos que estar orgulhosos de fazer parte desta Instituição, que é a maior do Brasil”.

O presidente da comissão do livro do Centenário, José Cândido, também deixou uma mensagem sobre os 100 anos de história da Instituição. A programação seguiu com a apresentação do novo layout da página do Ifes aos alunos, pelo diretor da Tecnologia da Informação, José Eduardo Xavier.

No período vespertino, a abertura das comemorações teve início às 16h30min.