Página inicial > Notícias > Curso de Operador de Produção de Petróleo forma 16 profissionais

Curso de Operador de Produção de Petróleo forma 16 profissionais

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2006, 11h00 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2006, 04h00
A formatura dos alunos do Curso de Operador de Produção de Petróleo foi no dia 4 de setembro, às 20 horas. O curso é resultado de uma parceria entre o Cefetes e a empresa Saipem do Brasil, com o objetivo de formar profissionais para atuarem na indústria do petróleo.

Todos os alunos já foram contratados pela Saipem e embarcaram para Dubai, nos Emirados Árabes. Lá está sendo realizada a reforma do FPSO Cidade de Vitória, que consiste na conversão de um navio petroleiro de transporte de petróleo cru em unidade de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás (FPSO) pela empresa italiana Saipem.

Os alunos passarão por um treinamento e devem voltar ao Brasil a partir de janeiro de 2007, quando está a prevista a chegada do navio ao Brasil. A plataforma irá iniciar a produção do Módulo 2 do campo de Golfinho e ficará ancorada em lâmina d'água de 1.360 m. A capacidade de produção é de 100 mil barris/dia de óleo e 3,5 milhões m³/dia de gás.

O FPSO
O navio tem 337 metros de comprimento e será equipado com moderna tecnologia de ancoragem, conhecida como Spread Mooring (sistema em que a tensão das linhas de ancoragem é mais flexível, permitindo um certo grau de movimento ao navio), de linhas flexíveis para escoamento do petróleo dos poços para o FPSO e de bombeio submerso, responsável por fornecer a energia para escoar o óleo. A Petrobras está investindo cerca de US$ 390 milhões na conversão do navio.

Coordenadoria de Comunicação Social
Dulciane Vieira