Página inicial > Notícias > Aula na Ferrovia

Aula na Ferrovia

Publicado: Quarta, 14 de Fevereiro de 2007, 11h00 | Última atualização em Quarta, 14 de Fevereiro de 2007, 11h00
Uma iniciativa inovadora permitiu que alguns alunos do Curso Técnico de Transportes tivessem aula dentro de um trem. Eles participaram, no dia 3 de fevereiro, de uma visita técnica à Estrada de Ferro Vitória a Minas. A idéia foi dos professores Eduardo Fausto Kuster Cid e Leonardo Ribeiro da Costa, da coordenadora e da pedagoga do curso.

A viagem, até Colatina, contou com a participação de 13 alunos e teve como objetivo a integração da teoria com a prática, possibilitando um ambiente de aprendizado mais dinâmico.

Na ida os alunos utilizaram transporte ferroviário e na volta, transporte rodoviário, o que possibilitou a comparação entre as vantagens e desvantagens do modal ferroviário para o transporte de cargas e passageiros, quando comparado com o modal rodoviário.

Durante a visita os alunos puderam observar aspectos técnicos da implantação e operação de uma ferrovia, tais como infra-estrutura, superestrutura, material rodante, acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, impactos ambientais provenientes da operação ferroviária e logística.