Página inicial > Notícias > II Simpósio de Pesquisa

II Simpósio de Pesquisa

Publicado: Segunda, 21 de Julho de 2008, 10h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Julho de 2008, 07h00

II Simpósio de Pesquisa do Cefetes

Nos dias 21 e 22 de agosto será realizado o II Simpósio de Pesquisa do Cefetes. O evento tem como objetivos a divulgação da produção científica, tecnológica, artística e cultural da Instituição e a articulação dos diversos setores envolvidos na produção científica e tecnológica em torno de ações e projetos de interesse comum.

Este ano o evento integrará o Cefetes e as Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Tereza no modelo de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, ampliando ainda mais a possibilidade de interação entre as diversas áreas do conhecimento.

Já está confirmada a presença do diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, André Malhão, da vice-diretora de Pesquisa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, Isabel Brasil, e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Rochel Lago.

As inscrições para o envio de trabalhos podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Mais informações, acesse http://cefetes.pesquisa.googlepages.com/programaiisimposio

Confira a programação:

Dia 21 de agosto - Salão de Convenções da Unidade Vitória

8 às 9 horas - Credenciamento

9 às 9h30min - Abertura e boas-vindas

9h30min às 10h30min - Conferência de abertura: Áreas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Espírito Santo (secretário de Estado de Ciência e Tecnologia - Rogério Silveira de Queiroz)

10h30min às 11 horas - Coffee-break

11 às 12h30min - Mesa-redonda: Ações regionais de fomento à C,T&I em Instituições de Educação Profissional e Tecnológica. Coordenação: Thalmo de Paiva Coelho Jr.
Debatedores: Luciano Peixoto (Fapes), Silvio Ramos (Facitec-Vitória) e Isabel Brasil (EPSJ-Fiocruz).

12h30min às 13h30min - Almoço

13h30min às 14h30min - Relato da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio na gestão de ensino, pesquisa e extensão (André Malhão - diretor da EPSJV-Fiocruz)

14h30min às 15 horas - Apresentação Oral

15 às 15h30min - Apresentação oral - O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo - CPID (Aurélio Barreto Neto - Cefetes)

15h30min às 16 horas - Coffee-break

16 às 16h30min - Sessão de pôsteres

16h30min às 17 horas - Apresentação oral

17 às 17h30min - Parque Tecnológico de Econegócios (Mirela Chiapani - Instituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental - IMADESA)

17h30min - Encerramento do 1º dia

19 horas - Evento cultural (apresentação da Orquestra Pop&Jazz, no Teatro do Cefetes)

Dia 22 de agosto

9 às 10h30min - Conferência: Pesquisa e empreendimento tecnológico - Prof. Rochel Lago (UFMG)

10h30min às 11 horas - Coffee-break

11 às 12 horas - Conferência: Desenvolvimento tecnológico e inovação na cooperação universidade - empresa (professor Antônio Alberto Fernandes - Nites-Ufes)

12 às 13h30min - Almoço

13h30min às 14 horas - Apresentação oral

14 às 14h30min - Apresentação oral

14h30min às 15 horas - Sessão de pôsteres

15 às 15h30min - Coffee-break

15h30min às 17 horas - Mesa-redonda: Ações nacionais de fomento à C,T&I em instituições de educação profissional. Coordenação: Tadeu Pissinati Sant'Anna
Convidados: Moisés Domingos Sobrinho - Setec-Mec, Representantes da Finep, MCT, CNPQ e Capes

17 às 17h30min - Avaliação do Simpósio

17h30min - Encerramento

Estandes:
Nites (Núcleo de Inovação Tecnológica do ES)
Editoras e Revistas Científicas das IFETs
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Cefetes

Posteres:
Pesquisas realizadas nas IFETs
Pesquisas realizadas em cooperação internacional
Pesquisas nas Escolas Agrotécnicas Federais

Evento Prévio:
No dia 20 de agosto será realizado na Unidade Serra o Simpósio Regional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica: Desafios da pesquisa, pós-graduação e inovação da Rede Federal.