Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Unidade Piúma
Início do conteúdo da página

Unidade Piúma

Publicado: Sexta, 26 de Dezembro de 2008, 10h00 | Última atualização em Quarta, 07 de Janeiro de 2009, 18h00

 O Espírito Santo, estado litorâneo de grande potencial pesqueiro, conta agora com um centro de formação de profissionais dessa área. Foi assinado, na tarde da última sexta-feira, 19 de dezembro de 2008, o Acordo de cooperação técnica entre o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Cefetes – e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP. O acordo libera o repasse de R$ 10 milhões para a implantação da Unidade de Ensino do Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Pesca de Piúma.

A liberação da verba foi oficializada com a assinatura dos documentos pelo diretor-geral do Cefetes, Jadir José Pela, e pelo secretário especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, Altemir Gregolin. A solenidade foi realizada no salão de convenções do Cefetes, Unidade Vitória, e também estiveram presentes, compondo a mesa das autoridades, o prefeito de Vitória, João Coser; o Senador Renato Casagrande; a Deputada Federal Iriny Lopes; o Deputado Estadual Cláudio Vereza; o prefeito de Piúma, Ricardo Costa; o Presidente da Federação de Pescadores do Espírito Santo, Advalter Lima e o Superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP no Estado, Clédson de Souza.

Para o diretor-geral da Instituição, esse acordo foi a realização de um sonho para os trabalhadores da área de pesca, que há muito tempo carecia de investimentos e formação profissional, visto o potencial do Estado para o setor.

A deputada Iriny Lopes, apontada por Jadir como fundamental para a consolidação desse novo passo, ressaltou, em seu discurso, a importância de se juntar esforços para um mesmo foco. Ela acredita que a liberação da verba só foi possível com a parceria efetiva entre o Ministério da Educação, o Ministério da Pesca, o Cefetes e os pescadores.

O secretário especial, Altemir Gregolin, frisou que a implantação da Unidade de Ensino do Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Pesca de Piúma será uma referência no Espírito Santo: "Teremos aqui uma Instituição preparada para o ensino de qualidade, e, possivelmente, para a pesquisa e extensão. Sua implantação é estratégica para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado".

registrado em:
Fim do conteúdo da página