Página inicial > Notícias > Processo de construção dos documentos obrigatórios do Ifes

Processo de construção dos documentos obrigatórios do Ifes

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2009, 17h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2009, 07h00

Na primeira reunião do Colégio de Dirigentes do Ifes, realizada em 9 de fevereiro de 2009, foi aprovado o cronograma para a construção da proposta do Estatuto e do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, documentos obrigatórios no processo de implantação do Ifes constantes no art. 14 da Lei 11.892, de 29/12/2008, com prazo máximo até 30 de junho de 2009 para elaboração e encaminhamento ao Ministério da Educação - MEC.

Dada a complexidade desses documentos o prazo definido pela lei é sem dúvida muito curto, já que sua elaboração envolve também a integração de quatro autarquias com história, cultura e organização próprias (Cefetes e Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Itapina e Santa Teresa).

Estatuto

O Estatuto normalmente situa-se muito próximo às determinações legais. Como deverá ser aprovado pelo MEC (Lei 11.892), a própria Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC solicitou que o Fórum de Reitores apresente uma proposta-base para orientar a construção de estatutos similares para todos os Institutos Federais, visando consolidar a rede federal composta por essas instituições.

Assim, a partir dessa proposta-base que se encontra em construção, o Colégio de Dirigentes do Ifes apresentará uma proposta para consulta e sugestões da comunidade no mês de abril. Após as sugestões, o Colégio de Dirigentes consolidará a versão final para ser encaminhada ao MEC.

PPI e PDI

O Projeto Pedagógico Institucional - PPI é parte integrante do PDI.

Cada uma das autarquias já vinha construindo o seu PPI; nesse contexto, a construção do PPI do Ifes foi composta pela junção de elementos das quatro autarquias, cuja primeira versão se encontra disponível para consultas e sugestões até 3 de abril (para visualizá-lo clique aqui).

O PDI é constituído de fatos (dados institucionais como laboratórios, número de docentes, titulação etc.) e propostas para o futuro. Esse planejamento para os próximos cinco anos deverá ser trabalhado em cada campus, cabendo ao Diretor-Geral a condução junto a sua comunidade para fechamento até o final de março (veja o cronograma).

No mês de maio o documento com a proposta completa do PDI do Ifes será publicada na internet com prazo para consultas e sugestões da comunidade Ifetiana.

A versão final será consolidada no mês de junho para envio ao MEC.