Página inicial > Notícias > Pesquisa de Empregabilidade de ex-alunos da Rede Federal

Pesquisa de Empregabilidade de ex-alunos da Rede Federal

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2009, 11h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2009, 14h32

Em recente pesquisa feita pelo Ministério da Educação em um grupo de 2.657 ex-alunos de 130 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constatou-se que, do total de alunos de nível médio que, entre 2003 e 2007, estudaram em escolas técnicas federais, 72% estão empregados. Desses, 65% trabalham em sua área de formação.

A alta absorção dos técnicos é acompanhada de outras boas avaliações como, por exemplo, a remuneração dos que estão empregados. Dentre os que trabalham, 59% acreditam que seu salário está na média do mercado e 11% acreditam receber mais do que a média. Dos estudantes egressos da Rede Federal que estudaram em escolas públicas, 84% cursaram o ensino médio e 68%, o ensino fundamental.

O MEC orientou que as escolas considerassem o mercado local para definir a oferta de cursos técnicos. Dessa forma, a pesquisa também buscou dados sobre a interação das escolas técnicas federais com o arranjo produtivo local das regiões. Dentre os empregados, 74% trabalham a, no máximo, 50 quilômetros de distância dos municípios onde fizeram seus cursos.
A continuidade dos estudos e a adequação da formação profissional recebida também foram tema da pesquisa nacional, e concluiu-se que o percentual dos que qualificaram a formação recebida como sendo boa e ótima alcançou 90%.

Para visualizar a íntegra da pesquisa, clique aqui.