Página inicial > Notícias > Visita ao campus São Mateus

Visita ao campus São Mateus

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2009, 14h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2009, 15h36

Cerca de 889 alunos de 8ª série da rede municipal de ensino visitaram o campus São Mateus, no mês de maio. A iniciativa das visitas foi da Secretaria Municipal de Educação, que oferecerá aos estudantes um curso preparatório para o processo seletivo do Ifes, na modalidade Ensino Médio Integrado.

A pedagoga Maria Izabel Costa da Silva disse que os participantes, além de conhecerem as instalações, assistiram a um vídeo de apresentação da Instituição. "O objetivo das visitas foi ajudar os alunos a conhecerem o Ifes, os cursos que são oferecidos e, também, motivá-los a estudarem para o processo seletivo", comentou.

Maria Izabel enfatizou que muitos alunos não conheciam a Instituição: "Uns achavam que o Ifes era privado, quer dizer, que tinham que pagar para estudar aqui, outros nem sabiam que existia em São Mateus". Foram recepcionados jovens que estudam no meio urbano e rural.

As visitas foram coordenadas pelas Coordenadorias dos cursos Técnico em Mecânica e Eletrotécnica, com organização e acompanhamento do Núcleo de Gestão Pedagógica. Também apoiaram o projeto alunos voluntários - apresentando as experiências vivenciadas no Instituto -, professores e técnico-administrativos. Alguns resultados foram apresentados por alunos da Escola Municipal do Bairro Aviação.

A Instituição solicitou aos estudantes que participaram da visita a produção de uma redação. Seguem trechos dos textos:

"(...)Eu gostei muito da visita e tenho certeza de que no ano que vem eu estarei lá estudando e construindo o meu futuro, arquitetando os meus projetos, porque o mundo não é dos espertos, mas sim dos esforçados. Porque muitos não acreditam em mim, mas o que importa é que eu acredito em mim. Sei que sou capaz de aprender coisas novas e conquistar um lugar para mim". Patrick de Olveira Ludgerio, 16 anos.

"Na ida ao Ifes gostei muito de saber o quanto é importante a Eletrotécnica e a Mecânica (sic). Me identifiquei mais com a Eletrotécnica. Mexer com placas, fios (...), fazer plantas de residências. Vai ser muito importante para o meu futuro (...) Quero muito estudar no Ifes. Tenho certeza de que passarei na prova". Thayná Vilela Costa Nascimento, 13 anos.