Página inicial > Notícias para o servidor > Confira orientações sobre a Quarta-feira de Cinzas

Confira orientações sobre a Quarta-feira de Cinzas

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 18h25 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 14h53

Portaria define que dia é ponto facultativo até às 14 horas.

A Portaria MGI nº 8.617/2023 define que a Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, é ponto facultativo até as 14 horas. Portanto, a partir desse horário, as horas não trabalhadas pelos servidores do Ifes deverão ser compensadas, conforme a sua jornada diária.

Na Reitoria, o prédio estará em funcionamento na quarta-feira à tarde, dessa forma, os servidores que não desejarem fazer uso da compensação poderão trabalhar presencialmente. Já nas demais unidades, a orientação quanto ao funcionamento é de responsabilidade do dirigente máximo local.

Os servidores, conforme seu horário de trabalho e definição de sua chefia, deverão incluir no SIGRH a ocorrência de “abono de horas” (para o período abonado) e, em seguida, a ocorrência “Quarta Feira de Cinzas 2024 - a compensar” (para o período que deverá ser compensado). Tais ocorrências deverão ser conferidas e homologadas posteriormente pela respectiva chefia imediata.

Os docentes deverão repor as aulas e demais atividades consignadas em seu Plano Individual de Trabalho (PIT), em horário diverso ao de sua jornada regular ou em sábados letivos e em eventos previstos no Calendário Acadêmico, com a concordância das respectivas chefias imediatas.

O prazo final considerado pelo SIGRH para a compensação vai até 31 de dezembro de 2024. Dessa forma, a compensação da carga horária ou das atividades deve respeitar o prazo estipulado. As horas referentes aos dias 12 e 13 de fevereiro não precisarão ser compensadas, por serem considerados em sua totalidade pontos facultativos pelo Ministério da Gestão e da Inovação.

A critério das chefias imediatas e observadas as regras previstas em edital, os servidores amparados pelo Programa de Gestão (modalidade teletrabalho integral ou parcial) que cumprirem a jornada de forma remota após as 14 horas deverão registrar a carga horária com a ocorrência “Teletrabalho parcial" ou "Teletrabalho integral", já utilizadas normalmente.

Confira o caminho para inclusão das ocorrências no SIGRH:

MENU DO SERVIDOR > Consulta > Frequência > Espelho de Ponto > Clicar no sinal de + ao lado direito do dia 14/02/2024.

*Atualizada em 08/02/2024