Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Debates do Encontro de Gestão de Pessoas visam fortalecer relacionamento entre público interno
Início do conteúdo da página

Debates do Encontro de Gestão de Pessoas visam fortalecer relacionamento entre público interno

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h26 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h26

Tema deste ano foi “Comunicação Eficaz: Fortalecendo Relações e Melhorando Resultados”.

Foi realizado, nos dias 24 e 25 de agosto, o 8º Encontro de Gestão de Pessoas. Realizado no Campus Santa Teresa, o evento teve como tema “Comunicação Eficaz: Fortalecendo Relações e Melhorando Resultados”.

A abertura contou com o reitor do Ifes, Jadir Pela; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo; o diretor-geral do Campus Santa Teresa, Ednaldo Miranda; o diretor de Gestão de Pessoas, Pablo Augusto Panêtto de Morais; e o coordenador-geral do Fórum de Gestão de Pessoas (FGP), Fabrício Ramos dos Santos. Na cerimônia, foi destacada a atuação dos fóruns que integram a estrutura administrativa do Ifes, como forma de democratizar os processos de gestão do Instituto.

De acordo com o coordenador do FGP, Fabrício Ramos dos Santos, o evento buscou provocar a reflexão sobre temas relevantes e atuais para a área de gestão de pessoas. “A programação teve como objetivo aprimorar a comunicação interpessoal, o que poderá fortalecer o relacionamento dos servidores participantes com o público interno, se estendendo ao público externo do Ifes”, concluiu.

Durante o encontro, os participantes assistiram à palestra da especialista em Comunicação, Gestão de Pessoas e Conflitos, Camila Domingues, sobre a comunicação eficaz como um alicerce para o sucesso de lideranças e equipes. Ela ressaltou que um processo de comunicação bem conduzido promove uma cultura de confiança, colaboração e eficiência, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. Em um segundo momento, Camila Domingues conduziu ainda um treinamento em oratória, com o objetivo de apresentar técnicas para aprimorar a comunicação.

No segundo dia de evento, foi a vez do workshop com o mentor em Liderança e Neurolinguística, Carlos Sampaio, com o tema “Comunicação Neurolinguística: Comunicação assertiva e contributiva”. Na segunda parte do workshop, foi abordada a temática “Feedback e conversas difíceis”.

A partir das discussões realizadas no 8º Encontro de Gestão de Pessoal, foram definidos alguns desdobramentos, de acordo com Fabrício. Um deles é tornar as quatro reuniões anuais do FGP itinerantes, “isto é, levá-las aos campi do Ifes como forma dos membros do FGP conhecerem a realidade local das outras unidades“, explica. Também serão planejadas ações de capacitação e aperfeiçoamento de pessoal aos demais servidores do Ifes, a partir das temáticas discutidas nos encontros. “Por exemplo, já para este ano, programamos levar para a Semana do Servidor algumas ações baseadas nas atividades que organizamos no evento do ano passado”, finalizou.

8º Encontro de ...
8º Encontro de Gestão de Pessoas 8º Encontro de Gestão de Pessoas
8º Encontro de ...
8º Encontro de Gestão de Pessoas 8º Encontro de Gestão de Pessoas
8º Encontro de ...
8º Encontro de Gestão de Pessoas 8º Encontro de Gestão de Pessoas
8º Encontro de ...
8º Encontro de Gestão de Pessoas 8º Encontro de Gestão de Pessoas
8º Encontro de ...
8º Encontro de Gestão de Pessoas 8º Encontro de Gestão de Pessoas

Fim do conteúdo da página