Página inicial > Notícias para o servidor > Usuários externos devem ser cadastrados para assinatura de documentos eletrônicos do Ifes

Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 10h42 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 10h45

Cadastro não é necessário para pessoas já vinculadas ao Instituto, como estudantes, estagiários e terceirizados.

Está disponível no Sipac, desde junho passado, funcionalidade que permite que estudantes e pessoas externas ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assinem documentos institucionais de forma eletrônica. No entanto, é preciso que as pessoas externas à instituição sejam cadastradas previamente no sistema para serem incluídas como assinantes.

Usuários externos são pessoas físicas ou jurídicas credenciadas junto ao Ifes, que tenham acesso ao SIG e que não sejam caracterizadas como usuário interno, conforme Resolução CS nº 26/2020. Servidores, estudantes, bolsistas e terceirizados já são vinculados ao Ifes, portanto, são considerados usuários internos, o que não requer cadastramento prévio.

O fluxo para o cadastro de usuários externos deve seguir estes passos:

- a coordenadoria ou setor enviará o link de cadastro para a pessoa externa ao Ifes e também o link com o tutorial;

- depois, deverá solicitar a liberação para a CPGPE, pelo e-mail cpgpe.rei@ifes.edu.br, encaminhando os nomes para liberação das assinaturas;

- a comissão responderá os e-mails concluídos aos setores demandantes, para que possam informar aos usuários externos sobre a liberação.

Acesse a página da CPGPE e confira este e outros tutoriais do Sipac.