Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Servidores podem preencher Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2021 até sexta (11)
Início do conteúdo da página

Servidores podem preencher Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2021 até sexta (11)

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 09h59 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 16h25

O preenchimento deve ser realizado pelo Menu do Servidor no SIGRH.

A partir de segunda-feira (31), os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que desejarem realizar capacitações ou solicitar afastamentos e licenças para capacitação em 2021 devem preencher o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC). O prazo para indicação das atividades de capacitação vai até 11 de setembro. Após essa data, os gestores deverão preencher e validar os dados indicados pelas suas equipes, no período de 14 a 25 de setembro.

Para preencher o LNC os servidores devem acessar o Menu do Servidor no SIGRH. Para auxiliar o preenchimento, a Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas elaborou um manual de utilização do sistema. Confira.

O LNC faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Instituição, em atendimento ao Decreto n° 9.991/2019, do governo federal, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Por meio do PDP, o Ifes poderá disponibilizar ações de capacitação voltadas aos servidores, além de apoiar a participação dos mesmos em cursos e eventos por sua própria iniciativa.

"É importante que todos os servidores participem deste levantamento para que tenhamos conhecimento de quais ações de capacitação são prioritárias no momento de criar o PDP, que servirá como um instrumento de planejamento dos afastamentos e licenças dos servidores pelos gestores", reforça a coordenadora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, Laís Miranda Moro.

As informações obtidas também serão utilizadas para elaborar editais e ajudarão os gestores a dimensionar suas equipes para realização das atividades sem prejuízo dos resultados do setor.

Entenda como será o levantamento
O LNC conta com três etapas. Na primeira etapa, o servidor deverá avaliar conhecimentos e habilidades relacionadas com a sua atuação no Ifes. Na segunda, o servidor deve analisar suas atitudes no desempenho de suas atividades na instituição.

Já na terceira etapa acontecem indicações de atividades de capacitação e cursos de Educação Formal, bem como indicações de afastamento e licença para capacitação. Ainda nesta etapa, o servidor que possui cargo de gestão poderá validar indicações de capacitação sugeridas por sua equipe e visualizar intenções de afastamentos de todos os servidores do setor.

Depois do preenchimento, as chefias imediatas terão entre os dias 14 e 25 de setembro para preencher o LNC e validar as sugestões de capacitação e intenções de afastamentos preenchidas por sua equipe, e também poderão indicar capacitações que sejam pertinentes para cada um deles. Só serão consideradas para o PDP as capacitações validadas pelos gestores.

É importante reforçar que o LNC constitui uma indicação inicial de demandas de capacitação, que é revisada e consolidada pela unidade de gestão de pessoas do órgão antes de sua inclusão no Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Além disso, o Plano é um instrumento dinâmico, que passa por constante atualização. Por isso, o apoio institucional à participação dos servidores em ações de capacitação, bem como à concessão de afastamentos e licenças sempre passará pela análise individualizada do pedido mediante processo administrativo.

Aprovação das propostas
As solicitações validadas pela chefia não garantem ao servidor o direito a realizar cursos ou afastamentos. Servidores com propostas de afastamentos e licenças serão selecionados por meio de processos seletivos nos campi e na Reitoria. Em relação aos cursos de capacitação, o Ifes divulgará as ações planejadas para serem ofertadas pela Instituição bem como os critérios para apoio à participação do servidor em cursos e eventos por sua própria iniciativa no documento final do PDP.

Novidades do PDP 2021
Como divulgado anteriormente, o PDP 2021 do Ifes adotou uma nova metodologia para sua elaboração, que passou pela definição de competências prioritárias para o desenvolvimento dos servidores no próximo ano e aproveitamento das demandas registradas no LNC 2019 que possuíam, em seu conteúdo, a proposta de desenvolvimento dessas competências.

Desse modo, as ações de capacitação que foram apontadas no LNC 2019 e que não puderam ser executadas, pelo contexto da pandemia, foram classificadas, consolidadas e registradas na primeira versão do PDP 2021, já incluída no portal do Sipec. O LNC deste ano subsidiará a revisão desse primeiro registro, juntamente com o parecer do órgão central do Sipec e o cronograma de ações da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), para que uma versão final e oficial do PDP 2021 seja divulgada.

Competências e ações já registradas no Sipec e previstas no PDP

Manual de Preenchimento do LNC

Fim do conteúdo da página