Página inicial > Notícias para o servidor > Servidores do Ifes têm acesso a serviços em nuvem do Google e da Microsoft

Servidores do Ifes têm acesso a serviços em nuvem do Google e da Microsoft

Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 14h46 | Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 15h09

Veja o tutorial e ative suas contas.

Os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terão, a partir desta quinta-feira (4), acesso a diversos serviços em nuvem das empresas de tecnologia Google e Microsoft. Após a realização de alguns procedimentos para a ativação da conta, estarão disponíveis ferramentas como Google Docs, Hangouts, Google Drive (que fazem parte do G Suite); além do Microsoft Teams, Skype e Microsoft 365. Em um segundo momento, também será disponibilizado um novo serviço de e-mail.

O diretor de Tecnologia da Informação, Johnathan Dezan Vago, afirma que a disponibilização desses novos serviços neste momento tem o objetivo de melhorar a atuação dos servidores no trabalho remoto e nas atividades pedagógicas não presenciais. “As ferramentas de reunião, por exemplo, podem ser usadas para reuniões menores, de setores, desafogando a alta demanda da plataforma de conferências da RNP. A possibilidade de utilização de programas como Word e Excel também era uma demanda antiga que conseguimos contemplar”, comentou o diretor.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, ressalta a importância dessa ação para a instituição. “É um avanço tecnológico importante e necessário para que a gente consiga desenvolver o nosso trabalho, especialmente neste momento em que as atividades estão sendo realizadas de maneira remota. Em breve também vamos divulgar algumas possibilidades nesse sentido para os estudantes do Ifes”, afirmou o reitor.

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), por meio do Fórum de TI, têm trabalhado nesse processo desde o ano passado. Para que o projeto pudesse sair do papel, políticas e normativas precisaram ser atualizadas, elaboradas e aprovadas, principalmente nas áreas de Governança Digital e de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação. A ativação do acesso às plataformas é feita pelo servidor e está condicionada ao aceite do Termo de Consentimento do Ifes e de dos termos de utilização de cada plataforma. Lembre-se de não inserir, trafegar ou transmitir informações sigilosas ou não classificadas nesses ambientes de nuvem.

Como ativar sua conta G Suite e Microsoft
Acesse o passo a passo neste documento. Um ponto de atenção nesse tutorial é que caso o usuário queira utilizar a plataforma do G Suite, a senha de acesso aos sistemas do Ifes deve ser alterada e isso trará impacto em todos os serviços que utilizam essa senha (como Sipac, SIGRH e demais sistemas do Ifes). Os servidores que utilizam o Sistema Acadêmico devem realizar a alteração da senha dentro do próprio sistema, para que fique sincronizada com os demais serviços. Dúvidas e dificuldades devem ser sanadas via sistema de abertura de chamados: https://suporte.ifes.edu.br/ti.

Serviço de e-mail será substituído após chamada pública
O serviço de e-mail institucional do Ifes será substituído após a realização de uma chamada pública em que empresas da área farão suas propostas dentro das normativas e condições exigidas pela instituição. A expectativa é que essa chamada pública seja lançada no mês de julho.