Página inicial > Notícias para o servidor > Ifes firma acordo com a RNP para fortalecer a nuvem de servidores de conferência web

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h15 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 16h15

Com a adesão, aumentou para 70 o número de salas de webconferência que podem ser abertas simultaneamente.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou acordo com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para fazer parte da nuvem pública comunitária nacional de servidores do Serviço de Conferência Web. A parceria vinha sendo discutida desde fevereiro e foi oficializada durante o mês de maio. Agora, o Ifes é uma das sete instituições que sustentam o serviço para todo o Brasil.

O diretor de Tecnologia da Informação do Ifes, Johnathan Dezan Vago, explica que a instituição passou a disponibilizar estrutura do seu datacenter para a plataforma de conferências web institucional, a MConf, em troca de melhorias no serviço. Antes, o Ifes poderia ter 20 salas simultâneas de webconferência; agora, são 70.
“Nossa ação de ingresso como membro comunitário da plataforma, além de melhorar a oferta do serviço para a comunidade do Ifes, fortalece a ferramenta amplamente utilizada pela Rede Federal”, destacou.

Ele lembrou que isso também não vai onerar as equipes de TI do Ifes, considerando que o suporte e a gestão do ambiente é feito pela RNP e está disponível para atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Aberto para todos os servidores
O MConf é um serviço que está à disposição de todos os servidores do Ifes. O acesso prévio ao sistema pelo site conferenciaweb.rnp.br já foi configurado desde meados do ano passado. Para o acesso, o servidor deve escolher o Ifes como instituição na autenticação CAFe e utilizar seu login e senha de rede. Não é necessário solicitar autorização da área de TI, exceto no caso de o servidor desejar gravar a webconferência.