Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Confira as mudanças no Guia de Padronização de Documentos do Ifes
Início do conteúdo da página

Confira as mudanças no Guia de Padronização de Documentos do Ifes

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 14h34 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 14h34

O documento foi simplificado e é baseado na versão atual do Manual de Redação da Presidência.

O Guia de Padronização de Documentos do Ifes foi atualizado e trouxe algumas mudanças. O documento foi simplificado e as alterações têm como base a versão atual do Manual de Redação da Presidência da República.

Confira as principais mudanças:

- De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, não é mais utilizado o termo memorando. As comunicações internas e externas devem utilizar OFÍCIO.

Para cadastrar um OFÍCIO no Sipac, acesse Mesa virtual > Documento > Cadastrar Documentos > e em “Tipo de Documento” procure por “OFÍCIO”

- No entanto, no Sipac, ainda não é possível cadastrar ofício circular. Portanto, as comunicações internas para vários destinatários são as únicas que ainda devem ser feitas por memorando circular.

Para cadastrar um memorando circular no Sipac, acesse Mesa Virtual > Memorandos> Cadastrar Memorando Circular

- A nova fonte utilizada deve ser a Calibri ou a Carlito, em substituição a Times New Roman ou Arial. E não há mais diferenciação de onde colocar cada fonte (o documento deve estar todo em Calibri ou todo em Carlito) e nem de tamanhos, deve ser utilizada sempre em tamanho 12 pt.

- O cabeçalho dos documentos também mudou: agora é todo na mesma fonte e tamanho. Também não prevê mais a inclusão do nome do setor, endereço e telefone no cabeçalho, que devem ser incluídos como rodapé, em caso de comunicação externa. A pasta Modelo de Documentos já conta com os cabeçalhos padronizados, disponíveis pelo seguinte endereço pelo acesso remoto: \\10.0.0.72\arquivos\Modelos_Documentos.

- O e-mail institucional também deve seguir as orientações de padronização, utilizando fonte padrão Calibri, tamanho 12, evitando a presença de imagens.

Essas e outras modificações no padrão dos documentos você pode conferir no Guia de Padronização de Documentos do Ifes atualizado. Acesse: ifes.edu.br/guia-de-padronizacao-de-documentos-do-ifes.

Fim do conteúdo da página