Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Ifes realizará levantamento de necessidades de capacitação para 2020
Início do conteúdo da página

Ifes realizará levantamento de necessidades de capacitação para 2020

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 12h04 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 16h17

Servidores devem acessar o Menu do Servidor no SIGRH, entre 30 de setembro e 3 de outubro, e realizar preenchimento.

Os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que desejarem realizar capacitações ou solicitar afastamentos e licenças para capacitação em 2020 devem preencher, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), que ficará disponível no Menu do Servidor no SIGRH. Servidores que não realizarem o preenchimento do documento podem ter dificuldades em se capacitar no próximo ano.

O documento fará parte do novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Instituição, em atendimento ao Decreto n° 9.991/2019, do governo federal, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Publicado em 29 de agosto deste ano, o documento trouxe novidades e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Entenda como será o levantamento
A LNC conta com três etapas. Na etapa um, o servidor deverá avaliar conhecimentos e habilidades relacionadas com a sua atuação no Ifes. Na etapa dois, o servidor deve analisar suas atitudes no desempenho de suas atividades na instituição. Já na terceira etapa acontecem indicações de atividades de capacitação e cursos de Educação Formal, bem como indicações de afastamento e licença para capacitação.

Ainda na terceira etapa, o servidor também poderá validar indicações de capacitação sugeridas por sua equipe e visualizar intenções de afastamentos de todos os colegas de setor.

Depois do preenchimento, as chefias imediatas terão entre os dias 4 e 7 de outubro para preencher o LNC e validar as sugestões de capacitação e intenções de afastamentos preenchidas por sua equipe, e também poderá indicar capacitações que sejam pertinentes para cada um deles. Só serão consideradas no PDP as capacitações validadas.

Aprovação das propostas
As solicitações validadas pela chefia não garantem ao servidor o direito a realizar cursos ou afastamentos. Servidores com propostas de afastamentos e licenças serão selecionados por meio de processo seletivo no campi e na Reitoria. Em relação aos cursos de capacitação, o Ifes ainda aguarda orientações quanto a forma de seleção.

Saiba mais sobre esse assunto em: Ifes faz adaptações para atender a novo decreto sobre Desenvolvimento de Pessoas

 

 

Fim do conteúdo da página