Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Comissão inicia trabalho para elaboração do Plano Anual de Capacitação do Ifes
Início do conteúdo da página

Comissão inicia trabalho para elaboração do Plano Anual de Capacitação do Ifes

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h20 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 10h16

Primeira etapa envolverá um levantamento das demandas dos servidores.

A Comissão para Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Plano Anual de Capacitação do Ifes iniciou os trabalhos para elaboração do Plano Anual de Capacitação para 2020/21. A primeira reunião dos membros aconteceu no dia 10 de junho e foi conduzida pela coordenadora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP/DRGP), Laís Miranda Moro, que também é a presidente da comissão.

Entre os participantes, estiveram o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano de Oliveira Toledo; a diretora-executiva do Ifes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann; representantes da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS);representante do Cefor; representantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e representantes de todas as pró-reitorias.

“A primeira tarefa a ser planejada pela comissão é o levantamento de necessidades de capacitação, que visa identificar e caracterizar as demandas de capacitação dos servidores do Ifes relacionadas ao cumprimento dos objetivos estratégicos e da missão institucional previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Planejamento Estratégico Institucional PEI”, explicou Laís. A comissão também tem como atribuição elaborar o Plano Anual de Capacitação. O prazo para conclusão das atividades é até o final deste ano, já que a vigência do plano é 2020/2021.

Para o pró-reitor Luciano Toledo, a elaboração do plano é positiva para todos os servidores, mas é especialmente benéfica para os técnicos administrativos, que historicamente têm mais dificuldade de se afastar de suas atividades para participar de capacitações. Ele destacou ainda que, apesar do contingenciamento anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), existem recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a capacitação de servidores.

A servidora Ana Paula Brasil, membro da CIS, lembrou que uma opção, a partir do levantamento, poderá ser a oferta de treinamentos in company para os técnicos, o que amenizaria tanto a questão da ausência do local de trabalho quanto a questão dos custos. Ela também falou da importância de realizar uma pesquisa de clima e disse que levará a questão para a comissão nos próximos encontros.

O membro da CPPD Luiz “Buda” Bezerra destacou que o plano vai auxiliar no aprimoramento constante das habilidades dos servidores, o que no caso dos docentes poderá se traduzir em transmissão de mais conhecimentos para os alunos e toda a comunidade.

A comissão para Planejamento, Acompanhamento e Avaliação do Plano Anual de Capacitação do Ifes está prevista na Política de Capacitação e foi nomeada pela Portaria nº 786/2019. É formada por:

A) Representante da Diretoria de Gestão de Pessoas (presidente) Lais Miranda Moro;
B) Representante da Pró-Reitoria de Ensino Thaiz Dias de Azevedo Barcellos;
C) Representante da Pró-Reitoria de Administração Vitor Loyola Prest;
D) Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Wagner Rocha Arruda Chaves;
E) Representante da Pró-Reitoria de Extensão Telma Carolina Smith;
F) Representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional Johnathan Dezan Vago;
G) Representante do Cefor Mariana Biancucci Apolinário Barbosa;
H) Representantes da CPPD Luiz José Cruz Bezerra Vago e Alberto Chambela Neto;
I) Representantes da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS) Ana Paula Brasil e Marcos Antonio de Almeida Pires.

Para mais informações sobre o Plano de Capacitação do Ifes, acesse a Política de Capacitação de Servidores - Resolução CS n° 046/2018.

Fim do conteúdo da página