Página inicial > Notícias para o servidor > Comissão de Ética do Ifes lança campanha de conscientização para servidores

Comissão de Ética do Ifes lança campanha de conscientização para servidores

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h02 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h02

Até o final do ano serão oito temas trabalhados. O primeiro já foi lançado.

A Comissão de Ética do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) iniciou uma campanha para sensibilizar os servidores da instituição quanto a temas da área. Até o final do ano, será abordado um tema por mês. O primeiro, que é uma introdução sobre o que é a ética, já foi lançado em maio. Em e-mail marketing encaminhado a todos, o material propõe uma reflexão sobre querer, poder e dever, lembrando que nem tudo que é desejado ou possível convém ao servidor.

Os próximos temas serão: os canais de registros de situações irregulares na instituição; o relacionamento respeitoso entre os próprios servidores e com o público; o comportamento profissional, compatível com o ambiente de trabalho; o assédio moral, com alerta para atitudes como utilização de palavras ofensivas, brincadeiras constrangedoras, ameaças; o assédio sexual, que se configura como crime; a pontualidade e a frequência; e a atitude de comprar ou vender itens dentro do local de trabalho, que é vedada.

O secretário-executivo da Comissão de Ética do Ifes, Ricardo Tomaz Martinelli, lembra que faz parte das atribuições da comissão a disseminação de condutas éticas. Assim, os membros pensaram a ação educativa para destacar assuntos contidos no Código de Ética Profissional do Servidor Público (Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994).

A Comissão de Ética do Ifes tem a finalidade de zelar pela aplicação Código de Ética, devendo apurar, mediante denúncia ou de ofício, condutas em desacordo com as normas éticas estabelecidas, além de propor o desenvolvimento de ações que objetivem a orientação, disseminação e capacitação dos servidores acerca das normas e comportamentos éticos no Instituto. Em resumo, a comissão tem função educativa, consultiva, preventiva, conciliadora e em última instância, repressiva.