Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Convocação para exames periódicos começa em cinco campi, na Reitoria e no Cefor
Início do conteúdo da página

Convocação para exames periódicos começa em cinco campi, na Reitoria e no Cefor

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 18h51 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 18h10

Chamada para servidores de Alegre, Aracruz, Cefor, São Mateus, Serra, Reitoria e Vitória tem início nesta sexta-feira (17).

Será iniciada nesta sexta-feira (17) a convocação de servidores da Reitoria, do Cefor e dos campi de Alegre, Aracruz, São Mateus, Serra e Vitória para exames periódicos. Eles receberão a chamada via e-mail institucional e deverão acessar o Módulo Servidor no site www.siapenet.gov.br, clicar em Sigepe e escolher o ícone “Saúde do Servidor”. Depois de clicar na opção “Exame Periódico”, o servidor pode concordar ou não em realizar os exames.

Ao concordar, há a opção no sistema de imprimir as guias e os locais onde deverá realizar os exames. Se o servidor não concordar, é necessário imprimir o “Termo de Responsabilidade”, assinar e entregá-lo ou enviá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus ou Reitoria.

A assistente social da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS), Sandra Pereira Gonçalo, explica que a intenção era iniciar os chamados no final do mês de abril, mas houve um atraso da empresa licitada no credenciamento dos serviços para atendimento. Ela ressalta que essa é uma ação de promoção à saúde e uma oportunidade para o servidor cuidar da saúde de forma preventiva e sem custos.

Os exames devem ser feitos em horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. Eles sempre serão agendados em locais próximos ao trabalho do servidor, credenciados pela empresa. Os dados relativos aos exames serão incluídos no Sigepe e, ao final do processo, será emitido um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Os servidores dos demais campi do Ifes e Cefor serão convocados posteriormente.

Cartilha

Uma cartilha foi elaborada para explicar como o processo de exames periódicos acontece no Ifes. Dúvidas também podem ser sanadas e mais informações podem ser obtidas na CAS. O contato pode ser feito por telefone, pelo 3357-7500, ramal 2021; ou por envio de e-mail para cas.rei@ifes.edu.br.

No Ifes, os exames médicos periódicos que são realizados pelos servidores cumprem as regras estabelecidas pelo decreto nº 6856, de 25 de maio de 2009, e pela portaria nº 4, de 15 de setembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Acesse a cartilha Exames Médicos Periódicos. 

Veja o cronograma de convocações
Maio: nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio
Junho: nascidos em junho, julho e agosto
Julho: nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro

Fim do conteúdo da página