Página inicial > Notícias para o servidor > Elaboração da Política de Capacitação dos Servidores entra na penúltima etapa

Elaboração da Política de Capacitação dos Servidores entra na penúltima etapa

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2016, 17h45 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 15h10

Depois da formatação do texto, o documento será disponibilizado para consulta pública.

A comissão nomeada para conduzir a elaboração da Política de Capacitação de Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) entrou na penúltima fase dos trabalhos, a de elaboração das diretrizes para a criação do Plano Anual de Capacitação. O plano é previsto no Decreto nº 5707/2006 e inclui, por exemplo, a elaboração de um diagnóstico das necessidades da instituição para o estabelecimento de prioridades por área.

Esta é a terceira etapa do trabalho. A primeira consistiu na elaboração do texto-base da política, que inclui justificativa, objetivos e diretrizes do documento. A segunda tratou das normas para a concessão de ações de capacitação aos servidores, em relação a custeio, licença e afastamentos, inclusive com um levantamento da legislação pertinente e das necessidades institucionais. Após a conclusão da etapa atual, a última fase será de consulta pública e submissão aos órgãos colegiados.

A Política de Capacitação dos Servidores do Ifes reunirá as normas e procedimentos para concessão dos eventos de capacitação no âmbito do Instituto, respeitando as normas específicas de cada carreira e cargo, de forma a buscar transparência e isonomia, bem como atender os preceitos éticos da Administração Pública. O objetivo é garantir a oferta de um amplo e diversificado conjunto de ações formativas, com a finalidade de contribuir na integração, formação e desenvolvimento profissional dos servidores, de forma a valorizar o indivíduo e atender aos objetivos estratégicos do Ifes.

A previsão é de que a fase de consulta pública comece no início do ano que vem. A comissão responsável pelos trabalhos é formada por representantes da área de gestão de pessoas, das pró-reitorias, da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da Assessoria de Comunicação Social do Ifes.