Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Graduação > Engenharia Civil
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 18h51 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 15h26

O curso de Engenharia Civil tem como objetiva desenvolver sólida formação crítica, criativa e inovadora, capacidade analítica, tecnológica e empreendedora, dotando o estudante de visão social, política, econômica, cultural e ambiental e capacitando para analisar, projetar, dirigir, fiscalizar e executar os trabalhos relativos a obras e serviços técnicos de sua área.

Perfil do Profissional

O Engenheiro Civil é um profissional que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Área de Atuação

O Engenheiro Civil é o profissional que atua nas fases de concepção, construção, operação, manutenção, elaboração de projetos e planejamento dos diversos tipos de obras de construção civil e nos estudos de viabilidade técnica e econômica das mesmas, como autônomo ou como funcionário de empresas de construção, indústrias ou órgãos públicos encarregados do planejamento, projeto, assessoria, consultoria ou execução de obras civis, bem como na docência no ensino superior. O profissional exerce atividades relacionadas com o dimensionamento das construções, a escolha e a especificação dos materiais de construção e o acompanhamento técnico da execução das obras.

O engenheiro civil responde pelo atendimento de funções básicas que visam ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras, estudando e propondo soluções para as obras civis necessárias à habitação, à indústria, ao transporte e ao comércio, tais como edifícios e grandes edificações, estradas, pontes, viadutos e túneis. Incumbe-se das chamadas obras de infraestrutura, como barragens, drenagem, sistemas de abastecimento de água, saneamento, fundações, obras de contenção de encostas e obras de terra, bem como do planejamento de meios de transporte e de tráfego urbano. Pode ainda prestar serviços especiais como a consultoria técnica, a fiscalização e a perícia técnica ligadas às obras civis.

O profissional será capaz de atuar com ética e responsabilidade social, utilizando seus conhecimentos tecnológicos e de gestão para empreender novas iniciativas, gerir programas de construção civil, planejar e executar projetos e obras, de forma autônoma ou em equipe, além de emitir laudos, pareceres técnicos e trabalhos de consultoria.

O currículo do Curso de Engenharia Civil do Ifes visa permitir a formação em todas as áreas da engenharia civil, possibilitando ainda ao aluno eleger algumas disciplinas que complementarão a sua formação nas áreas de seu maior interesse.

As áreas de atuação são:
- Construção Civil - Materiais de Construção e Processos Construtivos.
-  Estruturas - Alvenaria Estrutural, Análise de Estruturas, Construções de Concreto, Construções de Madeira, Construções Metálicas, Métodos Numéricos e Projeto Assistido por Computador.
- Estradas e Transportes - Projetos de Estradas, Planejamento de Transportes.
- Geotecnia - Fundações, Estabilidade de taludes, Muros de Arrimo, Barragens.
- Saneamento - Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotos, Sistema de Drenagem Urbana, Tratamento de Resíduos Sólidos. Instalações hidráulicas prediais.

Campi em que o curso é ofertado

Campus Nova Venécia

Modalidade Presencial 

Tipo Bacharelado

Turno Integral

Duração 5 anos 

Quantidade de vagas/ano 40 

Periodicidade da oferta Anual

Ato de autorização Resolução CS nº 36, de 23 de novembro de 2018

Contato 
engenhariacivil.nv@ifes.edu.br

Projeto pedagógico do curso

Campus Vitória

Modalidade Presencial

Tipo Bacharelado

Turno Integral

Duração 5 anos

Quantidade de vagas/ano 40

Ato de autorização Resolução CS nº 11, de 31 de maio de 2019

Contato
eng.civil.vi@ifes.edu.br

Projeto pedagógico do curso
Planos de disciplinas

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página