Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Graduação > Ciências Biológicas
Início do conteúdo da página

Ciências Biológicas

Publicado: Sexta, 22 de Abril de 2016, 14h18 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 14h32

O Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar profissionais para atuar em áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Perfil do Profissional

A formação do Bacharel em Ciências Biológicas nas Instituições de Ensino Superior deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Em uma sociedade em rápida transformação como a nossa, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores. Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que desenvolva habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.

O ingresso será disponibilizado apenas para os alunos que já concluíram o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, cujo acesso se dá pelos processos usuais de seleção do Campus. Assim, somente após a conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o aluno pode solicitar o ingresso no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas através de edital interno.

Área de Atuação

O Biólogo, independentemente da área de atuação, deve ser capaz de analisar e propor soluções para problemas tradicionais e novos das Ciências Biológicas, bem como sugerir novos problemas. Isto implica em requerer deste profissional uma sólida e ampla formação de conhecimentos.

No caso específico do Bacharelado em Ciências Biológicas, deseja-se que este profissional dedique-se prioritariamente às atividades de pesquisa e docência no ensino superior, desenvolvendo ciência e tecnologia e disseminando o saber científico desta ciência, e para tal ele deve possuir habilidades específicas, dentre elas: executar atividades técnico-científicas de grau superior de grande complexibilidade, que envolvam ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas de Ciências Biológicas. Tais áreas de atuação podem ser de forma generalizada as Ciências Biológicas Teórica, a Ciências Biológicas Experimental e Aplicada e a Docência de Nível Superior e Pós-graduação..

Campus em que o curso é ofertado

Campus de Alegre

Modalidade Presencial

Tipo Bacharelado 

Turno Integral

Duração 5 anos

Quantidade de vagas/ano 40

Periodicidade Anual 

Ato de autorização Resolução CS nº 46/2013, de 12/11/2013

Ato de reconhecimento Portaria nº 876, de 12.11.2015

Ato de renovação de reconhecimento Portaria nº 918, de 27/12/18

Contato 
cienciasbiologicas.alegre
@ifes.edu.br

Projeto do curso

CURSO EM EXTINÇÃO - RESOLUÇÃO CONSUP/IFES nº 219 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2023

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página