Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Consultas Públicas > Consulta Pública da Minuta de Resolução para regulamentação do uso de nome social no Ifes
Início do conteúdo da página

Consulta Pública da Minuta de Resolução para regulamentação do uso de nome social no Ifes

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 11h39 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h42

Consulta encerrada.

Está disponível para consulta, até o dia 31 de agosto, o texto da minuta de resolução para regulamentação do uso de nome social no Ifes. Esta regulamentação consiste em tarefa obrigatória da instituição a partir do decreto presidencial nº 8.727, de 28 de abril de 2016, que confere o direito a travestis e transexuais ao uso do nome social em toda a administração pública. Além do referido decreto, esta minuta levou ainda em consideração a resolução n° 12, de 16 de janeiro de 2015, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Nenhum dos artigos e proposições ora apresentadas, portanto, fogem ao que está definido nessas regulamentações.

Segundo dados da ONG Transgender Europe, o Brasil ocupa o primeiro lugar em crimes por transfobia, só em 2016 foram contabilizados 144 mortes de transexuais no país. Segundo dados do IBGE, a média de vida dessa população não passa de 35 anos. A indiferença para com esses casos por um amplo segmento da sociedade que não se surpreende, que não se revolta, que descaracteriza o crime de transfobia como crime comum também contribui para a manutenção desta realidade. Além da aprovação da Procuradoria Jurídica junto ao Ifes, a comissão responsável pela elaboração desta minuta de resolução teve a participação de um aluno do Ifes, trans e militante nesta área da diversidade, que contribuiu significativamente para esta primeira formulação.

Acesse a Minuta (formato .pdf, tamanho 108 kb) 

As contribuições deverão conter as informações
Campus/Reitoria
Nome do responsável pela contribuição
Número do Artigo a ser avaliado
Indicar se está sendo solicitado: ( ) Inclusão – ( ) Exclusão ou ( ) Nova Redação do Artigo
Proposta de texto para Inclusão ou Nova Redação
Justificativa de solicitação de Inclusão ou Nova Redação

registrado em:
Assunto(s): consulta pública , uso , nome , social , lgbt , trans
Fim do conteúdo da página