I Jornada de Integração do Ifes tem avaliação positiva

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 14h20 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 13h18

Avaliadores destacaram a qualidade dos trabalhos e a postura dos estudantes que participaram do evento.

Alunos bem preparados, trabalhos inovadores e com aplicabilidade estão entre os pontos destacados por alguns avaliadores internos e externos, durante a I Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que aconteceu no Campus Colatina, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento reuniu a 12ª Jornada de Iniciação Científica e a primeira Jornada de Extensão da instituição e aconteceu em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A professora Flávia de Camargo Gonçalves, do Campus Piúma, considerou a participação dos alunos muito positiva. “Todos os alunos estavam presentes e, de forma geral, os trabalhos que avaliei são inovadores e aplicáveis. Os alunos estavam seguros e bem preparados”, afirmou a avaliadora.

A pesquisadora do Incaper, Scheila Cristina Prucoli, destacou o amadurecimento dos estudantes. “O que mais me impressionou nas apresentações é que os próprios alunos visualizavam novas possibilidades de pesquisa, para onde seguiriam. E é exatamente esse o papel da iniciação científica”, comentou.

Para Valdemar Lacerda Junior, avaliador externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento seguiu a formatação exigida e os alunos têm um bom entendimento sobre as pesquisas desenvolvidas, mas há um ponto a melhorar. “Os alunos são entusiasmados, mas senti falta dos orientadores das pesquisas no evento. Apesar de não ser uma exigência, é uma recomendação do conselho e é um indicador a ser avaliado”, destacou.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, considerou o evento uma experiência muito positiva. “Trazer o evento para o interior e nos unirmos à Extensão, com certeza, são os pontos altos do evento. Vamos trabalhar para corrigir os problemas identificados e realizar um evento ainda melhor no próximo ano”, afirmou.

Para o diretor de Pesquisa do Campus Colatina, Julio Cesar Nardi, realizar o evento no campus foi um bom desafio. “Ficamos surpresos com o convite, mas muito interessados na possibilidade de receber toda a comunidade do Ifes aqui. Ao longo dos meses de organização, tentamos atender da melhor forma possível. E acho que o resultado foi positivo”, contou o diretor.

Ele, que também atuou como avaliador dos trabalhos, chamou atenção para o segundo resultado esperado pela iniciação científica. “Além do resultado do trabalho especificamente, temos um segundo resultado, que a é a formação do aluno. E nossos alunos demonstraram estar muito seguros”, destacou.

Saiba mais:
Campus Colatina recebe 13 campi no primeiro dia da Jornada de Integração do Ifes
Projetos especiais do Campus São Mateus se destacam na I Jornada de Integração do Ifes
Conheça alguns dos projetos de pesquisa e extensão apresentados na I Jornada de Integração do Ifes
Mostra de Robótica expõe jogos e robôs na I Jornada de Integração do Ifes