Mostra de Robótica expõe jogos e robôs na I Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 13h08 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h50

Equipe Asimov, do Campus Colatina, participou dos dois dias do evento.

asimov geral
Organizada pelo Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Mostra de Robótica, que aconteceu durante a I Jornada de Extensão, expôs os produtos desenvolvidos pela equipe Asimov, que participa de competições da área desde 2015 no Estado e no Brasil. Mais de 30 estudantes de cursos técnicos e superiores participam da equipe, divididos em cinco categorias: Corrida de Humanoides, CoSpace Rescue, Soccer 2D, Standard Educational Kits (SEK) e OBR Prática.

O orientador de uma das equipes e organizador da mostra, Julio César Vendrmini, o objetivo é despertar o interesse de outros alunos e aumentar o número de equipes no Ifes. A equipe de Colatina, que já conquistou títulos na Competição Latino-Americana de Robótica (Larc), tentará novos títulos na edição de 2017 da competição, que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, em Curitiba.

Corrida de Humanoides
asimov 1

Nesta categoria, os estudantes devem montar um robô, tanto a parte de software, como a hardware. “Começamos do zero, como o foco do curso não é hardware, aprendemos a montar seguindo uns modelos e vendo vídeos pela internet”, contou o estudante Breno Maia Costa. Durante a competição, o robô deverá correr uma pista de 5 metros, desviar de obstáculos, subir e descer degraus, de forma autônoma. “O robô que chegar primeiro ao final da pista, ganha a competição”, finalizou Breno.

CoSpace Rescue
asimov 2

No desafio desta categoria, é necessário programar um robô em C para resgatar vítimas em um desastre. “Os obstáculos têm pontos diferentes e quem pontuar mais em oito minutos ganha a competição”, explicou o estudante Lucas Gilbert, do curso de técnico em Informática para Internet.
Esta será a primeira competição da equipe nesta categoria.

Soccer 2D
asimov 3

Nesta categoria, os estudantes fazem uma simulação de um jogo de futebol, com todas as características e regras de um jogo real, como falta, lateral, escanteio, interferência do técnico, entre outras. “Nosso desafio é programar a inteligência artificial dos jogadores. Ou seja, as decisões que os jogadores vão tomar durante o jogo, como dar o passe, chutar para o gol, bater o escanteio...entre outras”, contou o estudante Leonardo Batista Rodrigues. “Como já somos campeões latino-americanos, nossa expectativa é manter o título”, finalizou.

Standard Educational Kits (SEK)
asimov 4
Transportar passageiros de um ponto específico até um teatro. Esse é desafio dos estudantes Renato Lopes de Oliveira, Hericles Santos Fernandes e Arthur Cardoso Nietzel na Larc 2017. “De forma autônoma, o carro deve se orientar a partir das cores da plataforma, não pode cair e precisa tomar as decisões corretas. Estamos animados, em 2015 ficamos em 3º lugar; em 2016 ficamos em 1º; então, queremos manter o título”, afirmou Renato.

OBR Prática (Ensino Médio)
asimov 5

Esta categoria faz parte apenas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece ao mesmo tempo que a Larc. Os estudantes precisam programar o robô para seguir uma linha, desviar de obstáculos, achar vítimas para resgate e transportá-las para uma área segura. A equipe, que foi campeã estadual da categoria em 2016, não competirá da Larc deste ano. “Estamos nos preparando para a competição do ano que vem, preparando um robô mais compacto e funcional. Este ano vamos participar do evento para trocar experiências e aprender mais”, comentou a estudante Brenda Kompe.

Saiba mais:
Campus Colatina recebe 13 campi no primeiro dia da Jornada de Integração do Ifes
Projetos especiais do Campus São Mateus se destacam na I Jornada de Integração do Ifes
Conheça alguns dos projetos de pesquisa e extensão apresentados na I Jornada de Integração do Ifes
I Jornada de Integração do Ifes tem avaliação positiva