Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Conselhos e Comissões > Comissão Própria de Avaliação
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 11h24 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 17h03

Índice de Artigos

 

Segundo o Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem a atribuição de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

No Ifes a CPA está regulamentada pela Resolução CONSUP nº 20, de 13 de julho de 2018, alterada pela Resolução CONSUP nº 50, de 17 de dezembro de 2018.

A comissão é composta por um titular e um suplente dos seguintes segmentos: estudante, professor, técnico-administrativo em educação e sociedade civil organizada. Com exceção deste último segmento, que é indicado pelo Reitor, todos os demais membros são eleitos e fazem parte das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).


Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional tem por objetivo contribuir para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para tomada de decisões, redirecionamento das ações, otimização dos processos e excelência dos resultados, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.

Surgiu com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, através da:

- autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e através da avaliação externa;

- avaliação dos cursos de graduação por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento;

- avaliação do desempenho dos estudantes, mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A avaliação dos cursos de graduação resulta na atribuição de conceitos, ordenados em uma escala com 5 (cinco) níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.

Dimensões do SINAES:

I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

IV – a comunicação com a sociedade;

V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;

IX – políticas de atendimento aos estudantes;

X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Eixos avaliados

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional;

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional;

Eixo 3: Políticas Acadêmicas;

Eixo 4: Políticas de Gestão;

Eixo 5: Infraestrutura. 


Contato

E-mail: cpa@ifes.edu.br


Comissão atual

Exercício 2023-2025

Portaria nº 2590/2023, alterada pela Portaria nº 2607/2023 e Portaria nº 2.815/2023.

Gabriel Antônio Dalla Colletta da Costa - Presidente
Representante Técnico-administrativo em Educação (Titular) - Campus Piúma
Currículo Lattes

Sâmia Liberato Caon - Secretária
Representante Técnico-administrativo em Educação (Suplente) - Campus São Mateus
Currículo Lattes

Marcelo Barbosa Viana - Secretário Substituto
Representante Docente (Titular) - Secretário Substituto - Campus Centro-Serrano
Currículo Lattes

Whelligton Renan da Vitória Reis
Representante Docente (Suplente) - Campus Linhares
Currículo Lattes

Felipe Lepaus Christo
Representante Discente (Titular) - Campus Vitória
Currículo Lattes

Naythre Ananias Nunes
Representante Discente (Suplente) - Campus de Alegre
Currículo Lattes

Aline de Paula Nunes
Representante da sociedade civil organizada (Titular)
Currículo Lattes

Solange Maria Batista de Souza
Representante da sociedade civil organizada (Suplente)
Currículo Lattes


Comissões anteriores

Mandato 2021-2023
Portaria nº 2.114, de 30 de novembro de 2021, alterada pela Portaria nº 2.187, de 06 de dezembro de 2021, prorrogado conforme Portaria nº 979, de 09 de maio de 2023.

Mandato 2019-2021
Portaria nº 1.164, de 15 de maio de 2019

Mandato 2017-2021
Portaria nº 329, de 17 de fevereiro de 2017, alterada pela Portaria nº 2.232, de 05 de setembro de 2017 e Portaria nº 2.125, de 26 de setembro de 2018.

Mandato 2015-2017
Portaria nº 2.289, de 04 de agosto de 2015

Mandato 2013-2015
Portaria nº 1.267, de 08 de agosto de 2013


Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs)

As Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) foram criadas para auxiliar a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Ifes no processo de Autoavaliação Institucional nos campi.

Acompanhe abaixo as ações das CSAs:

Campus de Alegre
Campus Aracruz
Campus Barra de São Francisco
Campus Cachoeiro de Itapemirim
Campus Cariacica
Campus Centro-Serrano
Campus Colatina
Campus Guarapari
Campus Ibatiba
Campus Itapina
Campus Linhares
Campus Montanha
Campus Nova Venécia
Campus Piúma
Campus Presidente Kennedy
Campus Santa Teresa
Campus São Mateus
Campus Serra
Campus Venda Nova do Imigrante
Campus Viana
Campus Vila Velha
Campus Vitória
Cefor


Relatórios da CPA

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2010

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2011

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2012

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2013

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2014

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2015

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2016

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2017

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2018

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2019

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2020

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2021

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2022

Relatório de Autoavaliação Institucional - 2023


Painel de resultados

No Painel de Resultados da Autoavaliação Institucional, disponível em avaliacao.ifes.edu.br/painel, é possível pesquisar o resultado das Autoavaliações a partir do ano de 2014.

Em relação ao último ano que foi aplicada consta a quantidade geral de participantes por segmento (estudante presencial, estudante EaD, professor, técnico-administrativo área educação e técnico-administrativo área gestão) e também por campi.

Entre as opções de relatórios, é possível consultar:

- a quantidade de participante por curso;

- a quantidade de participantes por eixo;

- o resultado por indicador anual e trienal (cada pergunta do questionário);

- as potencialidades e fragilidades no ano e no triênio (cada pergunta do questionário).


Instrumentos de Autoavaliação

Questionários aplicados em 2023
Estudante
Estudante EaD
Professor
Técnico-administrativo em Educação (área Ensino)
Técnico-administrativo em Educação (área Gestão)

Questionários aplicados em 2022
Estudante
Estudante EaD
Professor
Técnico-administrativo em Educação (área Ensino)
Técnico-administrativo em Educação (área Gestão)

Questionários aplicados em 2021
Estudante
Estudante EaD
Professor
Técnico-administrativo em Educação (área Ensino)
Técnico-administrativo em Educação (área Gestão)


PDI

Acesse aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes 2019/2 - 2024/1.


Atas da CPA

2024

2023

Ata CPA 24-02-2023 / Ata CPA 31-03-2023 / Ata CPA 28-04-2023Ata CPA 05-05-2023 / Ata CPA 26-05-2023 / Ata CPA 30-06-2023Ata CPA 28-07-2023

2022

Ata CPA 11-02-2022 / Ata CPA 25-03-2022 / Ata CPA 29-04-2022Ata CPA 27-05-2022 / Ata CPA 22-07-2022 / Ata CPA 26-08-2022Ata CPA 30-09-2022 / Ata CPA 21-10-2022 / Ata CPA 02-12-2022

2021

Ata CPA 12-02-2021 / Ata CPA 26-03-2021 / Ata CPA 16-04-2021Ata CPA 28-05-2021 / Ata CPA 16-07-2021 / Ata CPA 13-08-2021Ata CPA 17-09-2021 / Ata CPA 22-10-2021 / Ata CPA 19-11-2021Ata CPA 10-12-2021

2020

Ata CPA 14-02-2020 / Ata CPA 24-04-2020 / Ata CPA 22-05-2020Ata CPA 31-07-2020 / Ata CPA 28-08-2020 / Ata CPA 25-09-2020Ata CPA 23-10-2020 / Ata CPA 27-11-2020 / Ata CPA 11-12-2020

2019

Ata CPA 22-02-2019 / Ata CPA 15-03-2019 / Ata CPA 12-04-2019Ata CPA 17-05-2019 / Ata CPA 14-06-2019 / Ata CPA 26-07-2019Ata CPA 30-08-2019 / Ata CPA 20-09-2019 / Ata CPA 18-10-2019Ata CPA 22-11-2019 / Ata CPA 13-12-2019

2018

Ata CPA 02-03-2018 / Ata CPA 13-04-2018 / Ata CPA 18-05-2018Ata CPA 21-06-2018 / Ata CPA 20-07-2018 / Ata CPA 23-11-2018Ata CPA 14-12-2018

2017

Ata CPA 21-02-2017 / Ata CPA 17-03-2017 / Ata CPA 05-05-2017Ata CPA 26-05-2017 / Ata CPA 13-06-2017 / Ata CPA 23-06-2017Ata CPA 28-07-2017 / Ata CPA 25-08-2017 / Ata CPA 20-10-2017Ata CPA 24-11-2017 / Ata CPA 15-12-2017

2016

Ata CPA 19-02-2016 / Ata CPA 11-03-2016 / Ata CPA 29-04-2016Ata CPA 13-05-2016 / Ata CPA 10-06-2016 / Ata CPA 08-07-2016Ata CPA 12-08-2016 / Ata CPA 21-10-2016 / Ata CPA 18-11-2016

2015

Ata CPA 13-03-2015 / Ata CPA 10-04-2015 / Ata CPA 15-05-2015Ata CPA 19-06-2015 / Ata CPA 10-07-2015 / Ata CPA 07-08-2015Ata CPA 11-09-2015 / Ata CPA 02-10-2015 / Ata CPA 06-11-2015Ata CPA 11-12-2015

2014

Ata CPA 07-02-2014 / Ata CPA 11-04-2014 / Ata CPA 13-06-2014Ata CPA 27-06-2014 / Ata CPA 11-07-2014 / Ata CPA 08-08-2014Ata CPA 12-09-2014 / Ata CPA 10-10-2014 / Ata CPA 14-11-2014Ata CPA 12-12-2014


Ações e Programas

Unidade responsável: Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Principais metas a serem atingidas: para o triênio 2024-2026 serão definidas após planejamento da CPA em reuniões que ocorrerão no primeiro semestre de 2024.

Indicadores de resultado e impacto: o relatório integral do triênio 2021-2023 está em elaboração e será enviado ao Ministério da Educação até o final do mês de março, conforme Art. 22 da Portaria nº 21, de 21 de dezembro de 2017.

A Autoavaliação Institucional possui conceitos de 1 a 5, segundo Nota Técnica nº 16/2017/CGACGIES/DAES, de 1º de dezembro de 2017, alterada pela Nota Técnica nº 2/2018/CGACGIES/DAES, de 17 de janeiro de 2018, que correspondem a:

1 = Insatisfatório;

2 = Parcialmente satisfatório;

3 = Satisfatório;

4 = Bom;

5 = Muito Bom.

Relatório parcial de Autoavaliação de 2021

Relatório parcial de Autoavaliação de 2022

Principais resultados atingidos: o relatório integral do triênio 2021-2023 está em elaboração e será enviado ao Ministério da Educação até o final do mês de março, conforme Art. 22 da Portaria nº 21, de 21 de dezembro de 2017.


e-MEC

O e-MEC é um sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de ensino.

Nele é possível consultar informações sobre o andamento dos processos, bem como a relação de instituições credenciadas e de cursos autorizados e reconhecidos, além dos dados sobre os atos autorizativos e os elementos relevantes da instrução processual.

Clique aqui para acessar o e-MEC.


Indicadores de qualidade da Educação Superior

Conceito ENADE

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Saiba mais na página do INEP.

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

Saiba mais na página do INEP.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Saiba mais na página do INEP.

Índice Geral de Cursos (IGC)

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

- média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

- média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES;

- distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.

Saiba mais na página do INEP.

Resultados

Saiba mais na página do INEP.


Legislação

Portaria nº 265, de 27 de junho de 2022 - Regulamenta a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no bojo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da avaliação das Escolas de Governo.

Lei nº 14.375, de 21 de junho de 2022 - Altera a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco no modelo virtual das instituições de ensino superior e de seus cursos de graduação.

Portaria nº 490, de 08 de julho de 2021 - Altera a Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.

Instrução Normativa nº 4, de 29 de novembro de 2018 - Regulamenta o Capítulo II da Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018

Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018 - Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

Nota Técnica nº 2/2018/CGACGIES/DAES, de 17 de janeiro de 2018 - Revisão dos itens 4.9 e 5.5 da nota técnica nº 16/2017/CGACGIES/DAES.

Portaria nº 21, de 21 de dezembro de 2017 - Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.

Nota Técnica nº 16/2017/CGACGIES/DAES, de 1º de dezembro de 2017 - Novos instrumentos de avaliação externa: instrumento de avaliação institucional externa – presencial e a distância (IAIE); instrumento de avaliação de cursos de graduação – presencial e a distância (IACG).

Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 - Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Nota Técnica nº 385/2013/CGLNRS/DPR/SERES/MEC, de 21 de junho de 2013 - Acessibilidade.

Nota Técnica nº 386/2013/CGLNRS/DPR/SERES/MEC - Educação superior, regularidade de instituições e cursos. Instruções para consulta ao cadastro e-Mec.

Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007 - Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições.

Portaria nº 2.051, de 09 de julho de 2004 - Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


Publicações

Ifes

Manual para Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação do Ifes

Documento orientador para Gestão dos Cursos de Graduação e Revisão dos PPCs: Indicadores para Análise de Dados

INEP

Anais dos seminários regionais sobre autoavaliação institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA)

Avaliação externa virtual in loco: desafios da implementação e análise dos primeiros resultados

Instrumentos de avaliação

Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual In Loco - Avaliadores e IES


Glossário

Acesse aqui o Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa do INEP.


Sala Moodle

O Ifes possui uma sala virtual no Moodle com conteúdos para os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e para os membros das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) dos campi.

Acesse aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página