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Cadastramento das Ações de Extensão

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 16h51 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 14h29

Índice de Artigos

Programas em Rede

Programa de Extensão em Rede - Entende-se com Programa de Extensão em Rede o conjunto de ações de extensão de caráter institucional mais abrangente possível, no que diz respeito à vinculação de outras ações de Extensão do Ifes. Os Programas de Extensão em Rede devem estar abertos à adesão de qualquer Unidade do Ifes, que poderão propor ações vinculadas com escopo e formas de execução específicas adequados às suas realidades locais. Essas ações vinculadas devem ser coerentes, no que tange aos seus objetivos e justificativa, ao Programa de Extensão em Rede do qual se originam. No Edital Paex n.º 01/2016 – Bolsas de Iniciação à Extensão não serão concedidas bolsas para Programas de Extensão em Rede, mas poderão ser concedidas bolsas para programas ou projetos de extensão vinculados a Programas de Extensão em Rede. Para efeito de avaliação de mérito serão considerados apenas os Programas de Extensão em Rede devidamente institucionalizados conforme normativa vigente.

Rede de Educadores Ambientais do Ifes

Coordenador: Fabrício Ribeiro Tito Rosa

Resumo: A Rede de Educadores Ambientais do Ifes tem como objetivo integração, troca de experiências entre diversos atores da instituição, articulando e sistematizando ações de educação ambiental dos diversos Campi, bem como apoiar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável local e regional, a preservação do ambiente e a qualidade de vida das comunidades atendidas pelo Ifes. O programa será desenvolvido em 5 eixos, sendo eles: 1. Logística e participação; 2. Rede de comunicação; 3. Capacitação de público interno; 4. Capacitação de público externo; 5. Apoio e sistematização de Programas e Projetos. Como resultado, espera-se a formalização da Rede de Educadores Ambientais, a sistematização de ações socioambientais desenvolvidas pelo Ifes, bem como fortalecer as parcerias com diversos segmentos da sociedade de entorno dos Campi, por meio de capacitações (público interno e externo) e apoio as ações socioambientais desenvolvidas.

Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos

Coordenador: Rodolpho da Cruz Rangel

Resumo: A Incubadora do Ifes é concebida como um ambiente educacional propício para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) empreendedoras e atividades inovativas que contemplam alunos, servidores e comunidade externa. Busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local e regional sendo referência no trabalho de apoio a empreendimentos inovadores do Estado do Espírito Santo. A incubadora do Ifes encontra-se institucionalizada pela Resolução do Conselho Superior n.º 70/2011, de 08 de dezembro de 2011, que define regras e procedimentos para a institucionalização de Núcleos Incubadores de empreendimentos de base tecnológica, social e cultural. O Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos é desenvolvido pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes) com o principal objetivo de articular e oferecer suporte à rede constituída por Núcleos Incubadores do Ifes com potencial de abrangência em todos os campi, apoiando iniciativas empreendedoras e inovadoras. Desse modo todas as ações, processos e projetos institucionais desenvolvidos pelos Núcleos Incubadores estão diretamente relacionados com a função estratégica integradora e articuldora do Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos. O mapa esquemático abaixo apresenta visualmente os principais programas, projetos e procedimentos.

Programa Apisfrut

Coordenador: Aldemar Polonini Moreli

Resumo: O programa APISFRUT é uma ação de extensão de caráter comunitário e tecnológico que visa promover o desenvolvimento setorial e inclusão produtiva de famílias carentes que residem na zona rural do Espírito Santo, potencializando as atividades envolvidas na cadeia apícola, de forma integrada com os parceiros envolvidos, públicos, privados e organizações não governamentais, na busca da implementação de uma logística atualizada, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e produtivamente sustentável. O programa APISFRUT é consequência dos resultados obtidos com o projeto homônimo iniciado em 25 de março de 2013, que tinha o foco de inclusão produtiva de famílias em extrema pobreza, sendo assistidas nessa oportunidade 481 famílias, com capacitação, acompanhamento social, apadrinhamento por parte das associações de apicultores, e cessão de uso de material e equipamentos de produção apícola, bem como doação de kits de escritório para estruturação das associações de apicultores responsáveis pelo acompanhamento dessas famílias em 20 municípios. Este programa de extensão tem como objetivo, além da inclusão produtiva o desenvolvimento setorial, através do fortalecimento local e regional por meio do incentivo ao empreendedorismo, formação de empreendedores, geração de empreendimentos com aporte de capacitação, de acompanhamento e de soluções tecnológicas, com ênfase na tecnologia social. Seu caráter orgânico-institucional integra as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino por meio de vivências efetivas na relação teoria-prática proporcionadas na execução de projetos que visam o desenvolvimento produtivo, econômico e social das comunidades, oferecendo apoio à gestão de arranjos produtivos, sociais e culturais locais. 

Programa Mais Cultura Digital

Coordenador: Eglair Carvalho

Resumo: O Programa mais Cultura Digital no Espírito Santo nasceu de um edital publicado no próprio Ifes. Hoje tem o objetivo de apoiar programas que desenvolvem modelos de ações culturais nos institutos federais e fora dele, sob as perspectivas da fruição, formação e produção dos conteúdos digitais para o público da extensão. Entende-se por conteúdos digitais quaisquer conteúdos que sejam ligados com as plataformas do estágio, sejam aulas, documentários, animação e outras produções da área. No que se refere a fruição, tem-se a intenção de trabalhar o cineclube nos campi do Ifes e em todo o estado do Espírito Santo. Tem como meta para 2017 a amostra audiovisual capixaba, de modo itinerante, oferecendo cursos de aperfeiçoamento de cineclubismo e educação, inclusive para professores de escolas públicas e estudantes de licenciatura. Pretende-se investigar nas escolas estaduais, qual é o nível de qualificação e de interesse dos professores, qual a infraestrutura e recursos disponíveis, implantando e fortalecendo um cineclube em cada campus, preferencialmente de acordo com as características e as peculiaridades de cada curso, adequando o cineprojeto de acordo com a vocação do campus, e a realidade da região, investimento em formação. Alguns cursos possuem projetos prontos, tais como roteiro de ficção, fotografia, edição de vídeos, projetos culturais, e outros. O Programa conta com algumas parcerias, nomeadamente a OCCA (Organização dos Cineclubes Capixabas), ABD Capixaba, Sedu e Secult(Secretaria de Cultura).

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid-Ifes

Coordenador: Lauro Chagas e Sá

Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência teve seu início no Ifes no ano de 2009 com fomento da CAPES desde então o programa foi se consolidando e ampliado nos Campi que possuem cursos de licenciatura. Sua inserção nos cursos de licenciatura do Ifes tem apresentado um impacto positivo no âmbito da formação docente, atuação pedagógica diversificada buscando a inovação e a qualidade da Educação. Em razão da abrangência que o PIBID possui junto ao Instituto Federal do Espírito Santo, com atuação em aproximadamente 12 municípios capixabas, temos a oportunidade de trabalhar com uma amostragem significativa de escolas, o que nos permite visualizar um quadro bem representativo das instituições públicas de ensino no estado. Temos escolas envolvidas em quase todas as regiões do estado, escolas situadas no meio rural, no contexto urbano, na região metropolitana, que trabalham com ensino técnico, municipais e estaduais, situadas em regiões mais estruturadas e em periferias. Além da possibilidade de atuação com diferentes públicos de ensino: ensino fundamental e médio regular, educação e do ensino profissionalizante. Outro dado importante na realidade do sistema estadual de ensino consiste no elevado número de professores contratados em regime de designação temporária. Na maior parte das escolas, o quadro de professores efetivo é mínimo. Segundo dados do Censo Escolar de 2012 em todo o estado, esse percentual era de 71% em relação ao quadro total do magistério capixaba. Isso por vezes se apresenta como um desafio para a continuidade do trabalho nas escolas, se considerarmos que uma análise em perspectiva longitudinal dos processos de formação dos estudantes/bolsistas por parte dos supervisores fica comprometida quando a mudança da pessoa responsável por esta função ocorre de forma recorrente. Vale destacar que a maioria das escolas parceiras possuem uma estrutura mínima, exceto pela situação de laboratórios destinados às áreas de conhecimento específicas, contudo temos notado que onde há atuação do PIBID os alunos/bolsistas junto com os supervisores têm mobilizado espaços quando a estrutura física da escola os permite. Por fim, verifica-se grande evasão nos cursos de licenciaturas do Ifes, o que reforça a importância do programa, visto que muitos alunos já iniciam o curso atuando no programa, o que fortalece o seu vínculo com a licenciatura, desta forma, o PIBID tem sido de grande relevância para o ES.

Rede de Laboratórios de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Rede Leds)

Coordenador: Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Resumo: Atualmente, há uma falta de experiência e vivência por parte dos alunos e professores na resolução de problemas reais. Existe hoje uma distância entre comunidade e academia, bem como falta de integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Isso acaba impactando a qualidade da educação profissional oferecida pelo intuito além de acarretar uma distância entre teoria e prática durante o processo de formação dos alunos na realização dos cursos de diferentes níveis de formação.Entretanto, para uma educação de qualidade é imprescindível que haja iniciativas integradoras, que estimulem a sinergia entre instituição e comunidade e entre ensino, pesquisa e extensão. Desde 2012, o programa de extensão Leds, quando iniciou atividades no campus Serra, tem obtido diversos resultados exitosos e trazendo inovações na educação profissional no intuito. Devido a esses resultados do Leds do campus Serra, de 2015 à 2016, foram criados mais 3 Leds localizados, respectivamente, nos campi de Colatina, de Guarapari e Santa Tereza. Dessa forma, esse programa em rede tem como criar uma rede de laboratórios de excelência que trabalhem integrados na busca do desenvolvimento soluções inovadoras e para os problemas da sociedade e, assim, melhorando a realidade local onde estão inseridos. Com intuito de construir esse rede de colaboração, será formado inicialmente um grupo de gestor da rede que coordenará as principais atividades, além disso, serão realizadas atividades de divulgação e sensibilização de metodologias inovadoras de educação, serão definidos modelos de referências a serem adotados em cada um dos laboratórios, serão oferecidos cursos de formação para professores tem o interesse de colaborar bem como cursos para coordenadores de Leds. Como principais resultados, espera-se disseminação de uma nova cultura de educação e inovação, uma maior sinergia entre os diferentes campi do Instituto e estimular uma maior integração entre o Instituto e as comunidades locais.

Ifes CIRCULTI - Circuito Capixaba de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Ifes

Coordenador: Lívia Scheiner Costa

O Programa em Rede Ifes CIRCULTI surge de um histórico recente de bem-sucedidas experiências de Extensão do Ifes, em parceria com a PMV, junto aos centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória. Os projetos de extensão se desenvolvem na Praça da Ciência e nas Escolas de Ciência Física e de Biologia e História, que atendem hoje aos moradores da capital e do interior, bem como aos eventuais visitantes externos, embora tenha o seu trabalho pedagógico organizado especialmente para o atendimento do público escolar. No escopo dos atuais projetos, que dialogam na perspectiva do aproveitamento do potencial educativo dos espaços públicos não formais da capital, os alunos do Ifes vêm atuando como mediadores das ações de divulgação e popularização da ciência e da cultura ali desenvolvidas. Os espaços citados constituem parte da rota de conhecimento de Vitória – um circuito de edutainment, (abordagem educacional que se integra ao entretenimento) que inclui ainda outros lugares de interesse cultural e turístico da capital. As avaliações internas das equipes de tais projetos, que contam com a participação dos estudantes e das equipes de gestão dos centros de ciência, têm avaliado positivamente a experiência. Neste sentido, sublinham-se os resultados em termos da produção de conteúdos educativos e culturais que articulam teoria e prática, o que demonstra o adensamento de sua formação profissional e o aguçamento de sua sensibilidade para com as demandas sociais. A mesma equipe técnica e pedagógica que hoje se encontra envolvida com as ações acima descritas está, de igual modo, mobilizada em torno de um projeto mais amplo: a organização do Museu de Ciência e Tecnologia de Vitória, a ser implantado em galpão histórico na Fábrica de Ideias, concebido em parceria de colaboração técnica com a PMV. No interior do projeto do Museu de C&T, o desenvolvimento de ação cultural junto aos Centros de Ciência de Vitória tem o sentido de experiência piloto, uma vez que a capacidade de atração turística e de geração de trabalho e renda por meio da divulgação da cultura capixaba, aliada à ciência e tecnologia, é um território ainda inexplorado. Tendo por base essa experiência prévia, o Programa em Rede Ifes CIRCULTI foi concebido no sentido de se replicar e ampliar as ações acima descritas, atingindo outros públicos e promovendo a divulgação científica e tecnológica aliada à valorização da cultura e ao desenvolvimento social das diferentes regiões do ES, onde o Ifes se encontra implantado. Este tem como ponto focal o conceito de edutainment – ideia que alia entretenimento, educação e cultura – o que permite a exploração do potencial educativo não formal de espaços de referência cultural das diversas regiões capixabas, promovendo ações de inovação educacional e tecnológica.

Iniciação e Aprimoramento de Modalidade Esportiva

Coordenador: Mauro Sérgio da Silva

O projeto pauta-se na oferta de modalidades esportivas, com caráter educacional, de modo que os conteúdos presentes nas aulas contemplem ações planejadas, inclusivas e lúdicas a partir de diferentes dimensões, quais sejam: conceitual, procedimental e atitudinal. Fomentar a implementação de núcleos de esporte educacional a partir de modalidades esportivas, a fim de contemplar a formação integral dos beneficiados. O projeto se pauta em três princípios: esporte enquanto um direito; participação irrestrita; formação humana. Objetivo Geral: Fomentar a implementação de núcleos de esporte educacional a partir de modalidades esportivas, a fim de contemplar a formação integral dos beneficiados. Objetivos Específicos: Estimular os valores sociais e culturais inerentes às modalidades esportivas; Garantir a intervenção pedagógica de qualidade (dos recursos humanos do projeto), a partir das capacitações e dos acompanhamentos das parcerias; Valorizar os diferentes espaços físicos disponíveis nos municípios; Ofertar recursos para aquisição de materiais esportivos para o desenvolvimento das atividades.

Gestão Territorial Integradas

Coordenador: Francisco de Deus Fonseca Neto.

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é uma ferramenta muito importante na gestão territorial, seja urbana ou rural, e requer atualização constante em recursos metodológicos e tecnológicos. Além disso, soma-se a necessidade de atualização da base de dados, principalmente porque o meio sofre cada vez mais mudanças, seja por causas naturais ou pela ação humana. O desenvolvimento de pesquisas relacionadas a utilização dessa tecnologia torna-se de suma importância, tanto no que tange à segurança para integração dessa categoria ao espaço aéreo, além do seu uso para a aquisição de dados cartográficos para várias aplicações no âmbito da gestão territorial. Dentre as aplicações que utilizam como ferramenta os produtos cartográficos gerados por Sistemas Conjuntos (SCs), pode-se citar o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM). Isso se justifica pela necessidade de o CTM apresentar uma necessidade de atualização em seus diversos elementos, em especial sua base cartográfica, atualizada de forma contínua, ou o mais próximo disso. Tal continuidade reflete a importância de se efetuar, não somente um acompanhamento temporal de elementos importantes já cadastrados, mas também proceder a incorporação de novas metologias e informações.

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