Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Itapina realizará estágio remunerado na Dinamarca

Estudante do Campus Itapina realizará estágio remunerado na Dinamarca

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2024, 12h20 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2024, 12h20

Quatro estudantes foram selecionados para realização de intercâmbio agrícola na Dinamarca e Holanda.

Estudante estagio exterior

A estudante do Bacharelado em Zootecnia, Gabriella Berimbaun, está de malas prontas para um estágio remunerado de 18 meses em uma propriedade rural da Dinamarca. Ela é uma dos quatro estudantes selecionados no edital de intercâmbio agrícola, lançado em agosto do ano passado, pelo Campus Itapina.

A ação tem o apoio da Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) e da Câmara de Relações Internacionais do do Fórum de Diretores-Gerais. O edital foi aberto a estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia e em Zootecnia, com vagas para Dinamarca e Holanda. Todo o custo de passagens e hospedagem dos estudantes no exterior está sendo coberto com recurso próprio do campus.

Gabriella, que embarca para a Europa no dia 15 de maio, se diz muito animada e pronta para viver a experiência de trabalhar em uma fazenda no exterior. Lá, ela terá a oportunidade não apenas de aprimorar seu segundo idioma, mas também de adquirir novas técnicas na criação e administração de gado leiteiro, enriquecendo assim sua formação acadêmica e sua visão profissional.

A internacionalização é uma das diretrizes definidas pela atual gestão do campus e as ações vêm sendo realizadas junto com o Núcleo de Relações Internacionais (NRI). A ex-coordenadora do NRI, Mayelli Caldas de Castro, e o atual, Cassiano Perini Gujanwski, participaram de todo o processo seletivo, auxiliando os estudantes e incentivando no desenvolvimento do idioma inglês. Cassiano ressalta que o investimento na ação é uma maneira não apenas de proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os estudantes, mas também de destacar a importância da fluência em uma segunda língua. "Viabilizar a participação dos alunos nos programas de internacionalização é uma das prioridades da gestão e é gratificante ver que nossos esforços estão rendendo frutos", acrescenta.

Embora Gabriella tenha que pausar temporariamente sua graduação para realizar o estágio no exterior, ela encara esse desafio como uma oportunidade única de aprendizado. “Eu pretendo aprender bastante lá para um dia usar esse conhecimento aqui no Brasil. Principalmente para usar em iniciações científicas e no meu TCC”, compartilha a jovem entusiasmada.

Os outros três estudantes selecionados neste programa (Caio G. P. dos Santos, Davi P. Melotti e Luca G. Temponi) já estão em processo final de colocação e, em breve, seguirão os passos de Gabriella. O compromisso do Campus Itapina com a internacionalização e o desenvolvimento dos alunos continua a abrir portas para experiências enriquecedoras como esta, capacitando estudantes a se tornarem profissionais globais e contribuir de maneira significativa para o avanço do setor agrícola no Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Itapina